Resumo


Considerando que recentes mudanças históricossociais têm gerado efeitos na vida da escola e na comunidade escolar, essa pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola na atualidade e da Educação Física escolar a partir dos significados conferidos por docentes e estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPA). A pesquisa foi orientada pelo seguinte problema de conhecimento: Na atualidade, quais sentidos são conferidos à escola e à Educação Física pelo professorado dessa área de conhecimento e pelos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? A partir da pesquisa qualitativa, procuramos aproximar a pesquisa etnográfica (GOETZ e LeCOMPTE, 1984; TRIVIÑOS , 2001; TRIVIÑOS e MOLINA NETO, 1999; WOODS, 1986) com a pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELY, 2011; PÉREZ-SAMANIEGO, 2011), utilizando as descrições e as interpretações (da etnografia) com as análises da construção da experiência dos sujeitos, a partir de suas perspectivas narradas e vividas (da pesquisa narrativa). Servindo-nos de observações participantes, de registros em diário de campo, de entrevistas e de análise de documentos – como opções teórico-metodológicas – construímos e aprofundamos conhecimentos sobre os sentidos da escola na perspectiva dos sujeitos que a constituem cotidianamente (7 docentes e 12 estudantes de duas escolas da RMEPA), a partir de cinco categorias de análise: “Escola e as relações com o conhecimento”; “Escola e Educação Física”; “Escola e os desafios vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade”; “Escola, mudanças e projetos”; “Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida”.
 

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