Participação nas Aulas de Educação Física e Indicadores de Atitudes Relacionadas à Atividade Física em Adolescentes
Por Carla Menêses Hardman (Autor), Simone Storino Honda Barros (Autor), Maria Laura Siqueira de Souza Andrade (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Markus Vinícius Nahas (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 4, 2013. Da página 623 a -
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre participação nas aulas de educação física (PAEF) e atitudes relacionadas à atividade física (gostar de fazer atividade física e preferir atividades de lazer fisicamente ativas) em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, a partir de uma amostra representativa de adolescentes (n = 4.207, 14-19 anos) estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Dados foram coletados através de um questionário previamente validado. Observou-se que entre os adolescentes que relataram participar das aulas de educação física a chance de gostar de fazer atividade física foi 73% maior nos rapazes e 93% superior nas moças em comparação àqueles que não participam das aulas. A chance de preferir atividades de lazer fisicamente ativas foi 97% e 72% superior nos rapazes e nas moças que PAEF, respectivamente. Concluiu-se que a PAEF está diretamente associada aos indicadores que expressam atitudes dos adolescentes em relação à atividade física.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade motora; Educação física - Treinamento; Atividades de lazer; Adolescente; Estudantes.