Resumo

Compreendemos que os saberes docentes são constituídos e aplicados pelos professores no cotidiano de sua profissão, ou seja, eles movem esses conhecimentos em um saber-fazer particular, desenvolvem ações pedagógicas, apoiando-se na experiência e na formação profissional, assim como no período do estágio. Nesse sentido, objetivamos nessa pesquisa avaliar a percepção dos participantes a respeito da importância da escola-campo para constituição de saberes e práticas docente. Assumimos como característica metodológica o estudo de caso de abordagem qualitativa. Para coleta de dados aplicamos um questionário a seis professores da disciplina de ECS em três universidades públicas cearenses, quatro estudantes e quatro professores supervisores (PS) da escola. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Tivemos como aporte teórico Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2014), Pimenta e Lima (2017). Os indicadores apontaram que é preciso ter uma visão mais qualitativa na seleção dessas escolas-campo, para que o futuro professor se aproxime da profissão docente e constitua seus saberes e reflita sobre sua prática. Acerca do papel da escola, os respondentes foram unânimes em afirmar que a escola tem responsabilidade na formação do estagiário, em especial, por conformar um ambiente de exercício da docência. Outro ponto que saltou durante as análises foi a pandemia de Covid -19. Foi relatado que o período pandêmico exigiu dos professores que flexibilizassem suas ações e tiveram que incorporar conhecimentos acerca de tecnologias digitais. Um dos professores enfatizou que esse período influenciou, considerável e negativamente, na formação do estagiário e na atuação do professor supervisor. Metade dos professores não exerceu a função por não conseguir acompanhar os estagiários. Ainda informaram que uma das IES optou por não ofertar a disciplina Estágio no ano de 2021. Parece-nos que existe a necessidade de um plano mais articulado com a realidade do espaço escolar, onde compreender o estágio e, consequentemente, a escola, como ensejadores dessa relação, devem refletir criticamente sobre a ação pedagógica, de maneira a encadear e redimensionar as ações, olhando o ensino em sua multiplicidade.

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