Perfil do Estado Nutricional de Adolescentes Escolares da Cidade de Santa Maria-rs
Por Guilherme Quaiato Martins (Autor), Leandro Santos (Autor), Felipe Vogt Cureau (Autor), Paola Marques Duarte (Autor), Bruna Pospichil (Autor), Daniela Lopes dos Santos (Autor), Airton José Rombaldi (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Objetivos: verificar a prevalência de alterações no estado nutricional de adolescentes escolares do primeiro ano do ensino médio da cidade de Santa Maria – RS, Brasil, relatando as diferenças por sexo e rede de ensino, a partir da avaliação do índice de massa corporal.
Métodos: a amostra foi estratificada por rede de ensino, totalizando 424 estudantes. Foram avaliados o peso, a estatura e o índice de massa corporal. A análise estatística envolveu a descrição da população e a aplicação dos testes “t” de Student e exato de Fisher (p<0,05).
Resultados: as prevalências de excesso de peso e obesidade foram de 19,6% e 4,2% respectivamente, sendo ambas mais elevadas no sexo masculino. A prevalência de baixo peso foi de 1,4%, presente apenas no sexo feminino.
Conclusões: os valores de excesso de peso e obesidade mostraram-se tão freqüentes nesta amostra como nas de outros estudos envolvendo esta faixa etária. Contudo, a prevalência de baixo peso mostrou-se menos freqüente.