Política Educacional: o Olhar dos Docentes de Educação Física
Por Vera Regina Oliveira Diehl (Autor), Lisandra Oliveira e Silva (Autor), Vicente Molina Neto (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este resumo trata de um recorte da Tese de Doutorado que tem por objetivo compreender as ações da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, para implementação do Programa Mais Educação/Cidade Escola. Este Programa tem como propósito induzir a Educação em Tempo Integral. A investigação objetiva compreender como as ações de implementação da Política de Educação em Tempo Integral tem sido materializada por docentes de Educação Física nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Metodologicamente, analisamos a materialização da Política de Educação em Tempo Integral, a partir de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Os procedimentos para obtenção de informação na pesquisa foram: observações, diário de campo, análise documental, questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com oito docentes de Educação Física. Destacamos as principais aprendizagens construídas no processo de pesquisa: a divisão da escola em currículo formal e o contraturno escolar; a precariedade na infraestrutura e de espaços físicos das escolas; as precárias condições de trabalho; a ausência de espaços coletivos de discussões dos docentes; e a fragmentação do currículo em áreas de conhecimento, são alguns aspectos que vem interferindo no trabalho docente. Em síntese, os achados da pesquisa revelam a fragilidade das ações do Programa Mais Educação/ Cidade Escola quanto à indução de mudanças na organização curricular, visto que, as ações empreendidas para implementação desse Programa, de algum modo contradizem os objetivos que compõem a Política de Educação em Tempo Integral.