Por uma educação física outra: discussões a partir da decolonialidade

Parte de Educação Física, Soberania Popular, Ciência e Vida . páginas 98

Resumo

Introdução
Este texto parte das reflexões apresentadas no IV Encontro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte do Rio de Janeiro por ocasião da mesa “Diferentes epistemologias e Educação Física no contexto da (pós) pandemia1”.
Nos parece urgente pensar em novos rumos, novos caminhos para a superação de tempos tão difíceis como estes vividos atualmente. A cada dia nasce a esperança da retomada da vida presencial2 , da superação da crise sanitária pelo COVID-19, no entanto, as notícias veiculadas, a falta de vontade do poder público e o sentimento coletivo de “normalidade” têm nos mantido ainda em situação pandêmica. Neste momento pandêmico, a disputa de narrativas segue mais acirrada e o campo da educação vem sofrendo ataques de todos os lados: os/as profissionais de educação que atuam nas escolas seguem sendo acusados/as de não quererem trabalhar, de serem “privilegiados/as”, enquanto que as universidades públicas têm suas verbas reduzidas e cortadas no sentido de inviabilizar um retorno seguro do seu corpo social. Como lutar por uma sociedade mais justa e igualitária diante deste cenário? Como desvelar as armadilhas impostas pelo capitalismo que invade a escola e a universidade? De que forma estes dois campos podem contribuir para a construção de uma “sociedade outra”?