Sobre
O volume 3 – “Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física” – que compõe a coleção “Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE”, pretende desenvolver uma cartografia de uma comunidade intelectual que vem se formando há mais de quatro décadas, apresentando posicionamentos epistemológicos da educação física e da educação do corpo. Efeito das discussões que vêm se produzindo no GTT Epistemologia, os textos desse livro fazem um investimento teórico para interpelar discursos historicamente incorporados na disciplina por meio da indagação dos sentidos sobre a ciência, as pedagogias dos corpos, as experiências, as subjetividades, a ética, a política e a estética. A proposta de fundo é poder articular posicionamentos epistêmicos sem desempoderar as suas especificidades, de modo que a circulação das ideias aqui reunidas possa problematizar as nossas contingentes realidades sociais e, com isso, aprofundar saberes do campo científico-acadêmico da educação dos corpos, da educação física e das ciências do esporte.
Sumário
-
APRESENTAÇÃO Perspectivas Epistemológicas Para Pensar a Educação Física e a Educação do Corpo
Por Eduardo Galak Felipe Quintão de Almeida
Página
7 -
Escola, Conhecimento e Democracia: o Lugar da Educação Física
Por Paulo Evaldo Fensterseifer Sidinei Pithan da Silva Fernando Jaime Gonzalez
Página
15 -
A Experiência do Corpo na Dança: Entrecruzamentos Entre Ciência, Estética, ética e Política
Por Iraquitan de Oliveira Caminha Terezinha Petrucia da Nóbrega
Página
33 -
As Derivas do Corpo e Sua Educação: dos Seus Saberes e das Suas Artes
Por Santiago Pich Filipe Ferreira Ghidetti Jaison José Bassani Jaison José Bassani
Página
49 -
De Los Obstáculos Epistemológicos a Un Programa de Investigación Del Cuerpo
Por Ricardo Crisorio Emiliano Gambarotta
Página
63