Por Uma Teoria da Educação Física Brasileira na Imprensa Periódica de Ensino, Técnica e Científica
Por Amarílio Ferreira Neto (Autor), Omar Schneider (Autor), Wagner dos Santos (Autor), André da Silva Mello (Autor), Antonio Jorge Gonçalves Soares (Autor).
Em Movimento v. 20, n 4, 2014. Da página 1473 a 1497
Resumo
Objetiva identificar as práticas científicas sobre teoria da Educação Física brasileira na imprensa periódica de ensino, técnica e científica entre 1932 e 2005. As fontes foram:Revista de Educação Física (1932-2005), Revista Educação Physica (1932-1945), RBCE (1979-2005) e Motrivivência (1988-2004). A síntese desse debate impacta a imprensa periódica desde fins da década de 1940. Pode ser percebida em uma teoria da ação que se apropria de conhecimentos das ciências biológicas, humanas e sociais como recurso tático para confirmar a estratégia de implantação e consolidação do componente curricular Educação Física nas escolas e nas universidades do País.