Possibilidades didáticas de articulação entre a educação física e o cinema através da intercorporeidade
Por Rodrigo Duarte Ferrari (Autor).
Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 120 - 134
Resumo
Educação e Cinema são campos teóricos e práticos distintos, porém, se cru-
zam desde o século XX, período em que o cinema foi inventado e desenvolvido,
escreve Xavier (2008). Segundo o autor, esta união se materializa porque ambos
fazem parte dos processos de formação cultural e social. De acordo com Fantin
(2011), o uso mais comum do cinema é como instrumento didático, por exem-
plo, quando professores utilizam os conteúdos de filmes com suas disciplinas ou
temas de aulas. Outra possibilidade é abordar o cinema como objeto de estudo,
isto inclui o ensino-aprendizagem da linguagem cinematográfica, da experiência
estética e do exercício da reflexão crítica. Pode-se também educar através da pro-
dução cinematográfica, proposta em que a centralidade é a experiência da prática
do cinema pelos professores e alunos. Estas dimensões não são categorias isola-
das e muitas vezes, todas elas se articulam numa mesma proposta, que segundo
Fantin (2011) pode ser denominada de educação com e sobre o cinema.