Prática pedagógica para o ensino do atletismo: inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física à luz do desenho universal para a aprendizagem
Por Keyla Brandão Costa (Autor), Ana Rita Lorenzini (Autor), Amália Rebouças de Paiva e Oliveira (Autor), Renato Vitor da Silva Tavares (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 25, n 2, 2024.
Resumo
O Desenho Universal para a Aprendizagem é uma abordagem teórica que considera a diversidade escolar e busca a eliminação das barreiras de aprendizagem, promovendo um ensino acessível e consistente a todos. Considera-se que essa abordagem tem a capacidade de superar as práticas pedagógicas tradicionais e centradas no professor, as quais dificultam a efetivação dos processos inclusivos e de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo analisar o processo inclusivo de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física, utilizando a abordagem pedagógica fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino do atletismo. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo e delineamento da pesquisa-ação, desenvolvida com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental que contava com quatro estudantes com Deficiência Intelectual. Foram ministradas vinte aulas para o ensino do atletismo com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Essas aulas foram registradas em um diário de campo e analisadas pela Análise Descritiva Qualitativa. Quanto aos resultados, observamos que os estudantes com deficiência foram incluídos nas aulas de Educação Física, com condições de acessar o currículo de modo diversificado, permanecer nas aulas pelas variações nas formas de se relacionar com as práticas corporais e ter a efetivação do processo de ensino aprendizagem pelas múltiplas formas de demonstrar os saberes apropriados. No caso dos estudantes sem deficiência, o Desenho Universal para a Aprendizagem contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, propiciando autonomia no engajamento e no desenvolvimento das atividades.