Resumo

A Historia no campo da Educagdo Fisica é normalmente considerada por nossos profissionais como u'a massa de informagdes estéticas e inúteis que dizem respeito a personagens, fatos e datas, já hi muito superados e esquecidos. Quando não, ela é considerada, no maximo, como um “mal necessério” que deve fazer parteda cultura geral de um professor: E sendo esta a forma pela qual ela é geralmente apresentada nos cursos de preparagdo de docentes em nossas faculdades, ndo é de se admirar que sua imagem continue pouco atraente, e que a seus personagens seja atribuida simplesmente a pseudo glória de serem lembrados.
E é realmente uma lástima que esta imagem ainda venga, pois nada mais dinimico, presente e ativo pode haver do que a Histéria, desde que nos permitamos dela uma visão mais ampla e menos preconceituosa, que dependeria somente do dinamismo, presenga e atuagdo mesmos de nosso proprio intelecto.
Se não, vejamos. O que somos nós, professores de Educagdo Fisica, se não “solucionadores de problemas™ Da escolha da matéria a ser ensinada, até a sua adequação à população alvo deste ensino, e às diversas condições (ou limitações?) materiais para sua devida aplicação, tudo são problemas que o professor, de acordo comsua experiéncia e formação anteriores, solucionard da forma que lhe parega mais adequada. Evidentemente, a viabilidade e propriedade dessa solução estardo ligadas fundamentalmente & compatibilidade da mesma com o contexto que envolve toda a situagdo problema. Cada situação tem caracterfsticas particulares préprias que fazem com que cada uma seja um problema especial, exigindo portanto uma solução especial. Porém, mesmo apresentando características proprias, continua existindo uma grande quantidade de caracterfsticas comuns a outros problemas já cnfrentados, podendo-se perfeitamente langar-se mão destas como subsidio para se chegar a wa melhor solução. As soluções de problemas anteriores sempre fardo parte de um repertório — que pode tanto ser o cabedal do professor, quanto os arquivos histéricos — ao qual sempre se poderd langar mão para auxiliar na solugdo de problemas atuais.
Outra coisa não mostra a evolução das virias escolas, métodos e linhas gindsticas, sejam eles empiricos, racionalistas ou cientificos (conforme Agostil). Todos eles visavam, sem excessio, a solução de um dado problema atual, relacionado ou com a atividade ffsica como meio de atingir e/ou manter um dado estado de saúde, ou até como um fim em si mesma. Matizes diversos, que variam desde uma finalidade de aplicação tanto terapéutica quanto militar até uma fundamentagio filoséfica de tendéncia tanto educacional quanto politico-nacionalista, determinam a atualidade contextual de cada escola ou tendéncia. Essa atualidade contextual envolve questdes tão diversas quanto as situagdes amidades de uma abordagem estruturalista

Arquivo