Região Amazônica: As decorrências do estágio multidisciplinar do Projeto Multicampi para a formação universitária da UFPA
Por Luma Dias Rodrigues (Autor), Carla Isabel Paula Da Rocha De Araujo (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
É sabido que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas gratuitos, públicos do mundo. Fazer parte de um projeto multidisciplinar, concebido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que prevê que os alunos possam estagiar dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) prestando serviço no atendimento na Atenção Básica de Saúde da criança. Este relato de experiência tem como objetivo relatar e evidenciar a relevância deste trabalho multidisciplinar para a formação acadêmica dos discentes da área da saúde, assim como busca demonstrar o impacto desta vivência nas comunidades vulneráveis da cidade de Belém. O Projeto Multicampi da UFPA, via Edital n° 01/2024, proporcionou aos universitários de diferentes cursos a experiência de atuação no NASF dentro das comunidades em vulnerabilidade na Amazônia. Não há como não constatar a relevância do projeto na formação dos universitários, haja vista que a experiência no campo permitiu-lhes: 1.Ver de perto a importância do SUS para as comunidades mais carentes; 2.A importância da sua formação no trabalho dentro de uma NASF; 3.Passar a ter um outro olhar sobre o valor da atuação em equipes multidisciplinares. Para os universitários de educação física (EF) da UFPA, esta foi uma oportunidade imensurável, visto que pela primeira vez foram convidados a participar do projeto e desta forma a ‘colocarem os pés’ numa ESF, como profissionais. A atuação do universitário de educação física, dentro da comunidade do bairro Curió-Utinga, proporcionou aos utentes, não somente informações sobre hábitos de vida saudável, a vantagem de começar uma rotina de atividade e exercício físico (por mais leve que fosse), assim como puder desenvolver trabalhos em equipes de áreas distintas visando as necessidades da população local. Após os primeiros contatos dos discentes com a comunidade local, verificamos que os idosos demonstraram mais interesse em manter o constante acompanhamento e monitoramento, bem como a busca por informações relacionadas a duração de sono ideal, desvantagens da consumação de alimentos que aumentam o colesterol, a importância de se manterem ativos, etc. Para os alunos de EF o aprendizado foi, sem dúvida alguma, uma abertura de possibilidades de atuação, que até então não eram claras. Desta forma, se torna claro a importância da integração dos estudantes do curso de EF nas equipes multidisciplinares de atendimento às populações na Região Amazônica, ampliando o contato dos futuros profissionais com o público assistido, aumentando o leque de contribuição formativa e garantindo os direitos assegurados no artigo 25 da Constituição Federal.