Resumo

A resenha do livro “Atletismo em debate”, publicado no ano de 2017, discute o atletismo com ênfase no cenário carioca, escrito pela autora Geovana Coiceiro, professora de educação física. A obra é resultado de pesquisas desenvolvidas em três projetos de iniciação científica em um cenário que antecede os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A leitura apresenta a interpretação sociocultural do atletismo realizada pela autoria por meio do universo dos agentes que compõem o campo que vai do atleta ao dirigente.

Referências

CBAT. Treinadores. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020.

COICEIRO, Geovana. Atletismo em debate. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2. ed. São Paulo: Fontoura, 2009.

MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César; FAGANELLO, Flórence Rosana. Atletismo se aprende na escola. Motricidade, v. 1, n. 1, p. 36-47, 2005.

SILVA, Eduardo Vinícius Mota; GEMENTE, Florence Rosana Faganello; GINCIENE, Guy; DANIEL, Juliana Cardoso; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? Revisitando artigos publicados em periódicos científicos da educação física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111-1122, 2015.

TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporteeducação. Maringá : Eduem, 2010.

TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.

VIEIRA, Silvia; FREITAS, Armando. O que é Atletismo? Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.

Acessar