Retornos, Contornos e Desvios: a Educação Física na Construção Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul
Por Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor), Natacha da Silva Tavares (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 56, 2018. Da página 173 a 189
Resumo
Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.
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