Resumo

Este memorial tem como propósito narrar a vida e obra do Professor Ruy Jornada Krebs, um profissional dedicado à ao estudo do desenvolvimento humano e ao ensino, pesquisa e extensão na Educação Física brasileira. A formação acadêmica, as primeiras atividades profissionais e o ingresso e carreira universitária. Sua trajetória acadêmica no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a dedicação a Metodologia Globalizada e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a aposentadoria e a mudança para a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e sua continuidade produtiva na carreira são destacadas. No ano em que o CEFD completa 50 anos, a homenagem para um dos principais profissionais da Educação Física brasileira e por suas contribuições para com o CEFD.

Referências

KREBS, Ruy. J. Urie Bronfenbrenner e a ecologia do desenvolvimento humano. 1°ed. Santa Maria: Casa editorial, 1995.

KREBS, Ruy J. Desenvolvimento humano: Teorias e estudos. Santa Maria: Casa Editora, 1995.

KREBS, Ruy. J. et at. Desenvolvimento humano: Uma área emergente da ciência do movimento humano. Santa Cruz do Sul, 1996.

DEITOS, Fátima; KREBS, Ruy. J; COPETTE, Fábio R. (Org.) Diálogo corporal. Santa Maria: Casa do Zé, 1997.

KREBS, Ruy. J. et al. Teoria dos Sistemas Ecológicos: Um paradigma para o desenvolvimento infantil. Universidade Federal de Santa Maria, 1997.

KREBS, R. J. et al. (Org.) Perspectivas para o desenvolvimento infantil. Santa Maria: SIEC, 1999.

KREBS, Ruy J. et al. (Org.) Desenvolvimento infantil em contexto. Florianópolis: Editora da UDESC, 2001.

KREBS, Ruy J. et al. (Org.) Os processos desenvolvimentais da infância. Belém: GTR Gráfica e Editora Ltda., 2003.

KREBS, Ruy J.; FERREIRA NETO, Carlos A. Tópicos em desenvolvimento motor na infância e adolescência. Rio de Janeiro: LECSU, 2007.

KREBS, Ruy J. Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development and the process of development of sports talent. International Journal of Sport Psychology, v.40, p.108-135, 2009. Disponível em: http://www.ijsp-online.com/abstract/view/40/108 Acesso em 20 de jun. 2020.

KREBS, Ruy J. Proximal processes as the primary engines of development. International Journal of Sport Psychology, v.40, p.219-228, 2009. Disponível em: http://www.ijsp-online.com/abstract/view/40/219 Acesso em 20 de jun. 2020.

VIEIRA, José Luís L. et al. Ruy Jornada Krebs: Um dos pilares da Educação Física brasileira. In: Renato Moraes; Sérgio Tosi Rodrigues. (Org.). Os pesquisadores pioneiros em comportamento motor no Brasil. 1ªed. Bauru - SP: Canal6 Editora, 2018, v.01, p. 57-70.

 

Acessar