Satisfação no trabalho docente em educação física: um diagnóstico do perfil dos professores universitários
Por Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Juliana Pizani (Autor), Fabiane Castilho Teixeira (Autor), Jorge ambos (Autor), Caroline Broch (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A pesquisa descritiva teve como objetivo verificar os diferentes perfis dos professores de Educação Física, considerando a satisfação no trabalho e sua relação com as variáveis sociodemográficas e profissionais. Foram investigados 99 professores universitários de Educação Física, com vínculo em instituições públicas e privadas do Paraná. Na coleta de dados foram utilizados questionários para identificar o perfil sociodemográfico e Qualidade de Vida no Trabalho. Na análise satística utilizou-se a análise de Cluster, o teste Qui-quadrado e o teste Kruskal-Wallis com post hoc de Comparação Múltipla de Dunn. Os resultados apontaram três grupos de professores universitários: o Grupo 1 apresentou insatisfação, sobretudo, com a integração social e com o trabalho e espaço total de convivência. O Grupo 2 estava insatisfeito com as condições de trabalho e integração social. E o Grupo 3 apresentou maior satisfação profissional, porém teve menor tempo de permanência na universidade. Por fim, concluímos que os aspectos sociodemográficos e profissionais são fatores que intervêm na satisfação com o trabalho docente.