Resumo

Introdução: O Tchoukball nasce das consequências do trabalho, estudos e pesquisas do médico suíço Hermann Brandt (1897-1972). Para Brandt, os esportes têm uma função social que é o desenvolvimento humano. Brandt era crítico ao modo como os esportes modernos, a partir do século XX, adquirem, socialmente, uma importância econômico-financeira e política, pela qual se visa fama, lucro e a quebra de recordes sem limites e a qualquer custo. Ele propõe a criação de um esporte que vai na contramão da globalização desportiva. Sua pesquisa para a criação do Tchoukball estabelece uma relação com importantes fundamentos científicos da sociologia, fisiologia, psicologia. Objetivo: Este estudo objetivou identificar quais são esses fundamentos, ou seja, apresentar quais são os pressupostos científicos de cada área do conhecimento nos quais se sustenta o Tchoukball, relacionando-os com a Pedagogia do Esporte (PE), tal como propõe seus Referenciais Teóricos, que dão tratamento pedagógico aos esportes. Metodologia: Para isso, foi realizada a revisão teórica do livro Critical Scientific Review of Team Sports, de Brandt (1971). Resultados: Os resultados desse estudo permitem mostrar as bases cientificas, de natureza interdisciplinar, sobre as quais um esporte que visa à cooperação entre atletas, que contribui para a melhoria do desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e sociais dos praticantes da modalidade. Conclusões: A técnica do Tchoukball foi pensada para evitar qualquer tipo de violência e promover o maior acesso e participação de diferentes pessoas neste esporte, buscando o desenvolvimento social humano

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