Resumo
Este estudo intenta compreender o uso do Teatro como recurso metodológico no ensino dos conteúdos das aulas de Educação Física escolar. Para isso, foi desenvolvido um projeto de pesquisa-intervenção que previa o ensino de atividades lúdicas, como brincadeiras, e de Jogos Teatrais. O objetivo foi possibilitar ao professor de Educação Física uma diversificação do trato didático-pedagógico para uma ampliação da compreensão da expressão corporal do aluno. O trajeto didático metodológico escolhido para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, na EMEF Arthur da Costa e Silva, Vitória-ES, com alunos do quarto ano, possibilitou inserir elementos cênicos presente no Teatro e no Jogo Dramático. Os procedimentos teóricos metodológicos tiveram como base os seguintes elementos: o pensamento crítico-reflexivo presentes no Movimento Renovador da Educação Física Brasileira e; as experiências da prática docente da pesquisadora. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e o método foi a pesquisa participativa. Os procedimentos de coleta dos dados foram: a realização de um diário de campo com anotações das observações realizadas nas aulas; o registro de fotos das aulas e; os registros elaborados pelos alunos, como texto e desenhos. A análise dos dados produzidos na pesquisa foi realizada com base nos referencias teóricos, que ajudaram na identificação dos seguintes eixos temáticos de análise: O uso do teatro e dos jogos teatrais para o ensino da expressão corporal: os aprendizados da educação física escolar por meio do uso do teatro. Os conceitos teóricos que embasaram a elaboração desses eixos foram o Teatro e Jogos Teatrais de Reverbel (1989) e Koudela, (2013); O Saber Fazer e o Saber Sobre o Fazer na Educação Física escolar de Darido e Rangel (2011); A Organização Curricular e o Conteúdo Expressão Corporal de Palma, Oliveira e Palma (2010) e de González e Fraga (2012). Os resultados das análises indicaram que o uso do Teatro nas aulas de Educação Física oportunizou os alunos a descobrirem suas capacidades de expressar, de sentir suas emoções, de explorar o corpo, o espaço e os movimentos, por meio das trocas de experiências nas atividades desenvolvidas. Também identificamos a construção de um pensamento crítico- reflexivo sobre as identidades culturais dos educandos, com o envolvimento no processo de criar, representar, dramatizar, fantasiar, permitindo estimular o seu imaginário, a fantasia e o mimetismo. Com isso, podemos apreender que o aprendizado foi para além dos conhecimentos da expressão corporal, envolvendo um o saber fazer e o saber sobre o fazer para a elaboração de uma autonomia e de um protagonismo que consolidaram valores para a formação de cidadãos.