Tecnologias digitais e os legados da pandemia covid-19 para o ensino dos esportes no semiárido potiguar
Por Jorge Alexandre Maia de Oliveira (Autor), Allyson Carvalho de Araújo (Autor).
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física em relação ao uso das tecnologias digitais durante a pandemiaCOVID-19. As formas de se reinventar dos sujeitos ligados ao processo de educação formal nesse contexto e, principalmente, o papel das tecnologias digitais para a Educação Física escolar e, especificamente, para o ensino dos esportes, formam o ponto chave deste texto. Trata-se de um estudo exploratório com um professor de Educação Física que está atualmente em atividade de gestão em sua escola, mas que vivenciou o período de pandemia enquanto docente. Entre os achados importantes, percebemos as dificuldades do professor e relação as tecnologias digitais e as mídias, sobretudo aplicadas à educação, fatores positivos que as mídias e tecnologias trouxeram para a educação, bem como a necessidade de avançarmos na discussão da mídia-educação.
Referências
ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Mediações tecnológicas em períodos de ensino remoto: experiências internacionais. Revista de educação física, saúde e esporte, v. 5, p. 68-86, 2022.
ARAÚJO, Allyson Carvalho; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas. Vamos pensar as mídias na escola? educação física, movimento, tecnologia. Natal, RN: EDUFRN, 2016.
ARAÚJO, Allyson Carvalho; OVENS, Alan Patrick. Social distancing and physical education teaching: strategies, technologies, and new learning. Movimento, v. 28, p. 1-1-, 2022.
CARVALHO, Janete Magalhães. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas que atravessam os Currículos. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
FANTIN, Monica. Contexts, perspectives and challenges for media education in Brazil. In: ELÉA, Ilana (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Göteborg, Sweden: University of Gothenburg, 2014.
FONSECA, Fábio Batista da et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-18, 2020.
FREIRE, Elisabete dos Santos et al. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar: contextos situados de enfrentamento. Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica, v. 7, p. 950-965, 2022.
GARCIA, Wilton. Corpo e tecnologia na sala de aula: estudos contemporâneos. Comunicação & educação, v. 15, n. 3, p. 39-46, 2010.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa cientifica. 2. ed. Campinas, SP: Alínea, 2001.
HULME, Michael; PETERS, Sue. Me, my phone, and I: the role of the mobile phone. Journal of applied social psychology, v. 37, n. 10, p. 2405-2434, 2001.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Região de influência das cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
KATZ, James E. Magicin the air: mobile communication and the transformation of the social life. New Brunswick, Canada: Transaction Pub., 2006.
LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira et al. O ensino remoto de educação física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, v. 28, p. 1-17, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, José António; ALMEIDA, Ana Cristina. Educação online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2012.
MOREIRA, José António. Modelos pedagógicos virtuais no contexto das tecnologias digitais. In: MILL, Daniel et al. (Eds.) Educação a distância: dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018.
NÚCELO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). (2022). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: pesquisa TIC Domicílios, ano 2021. Disponível em: <https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2021/individuos/>. Acesso em: 10 fev. 2024.
OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas; MIRANDA, Lyana de. Mídia-Educação (física) e metodologias participativas: a produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação física. Revista educação e cultura contemporânea, v. 13, n. 31, p. 253-276, 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação midiática. Paris, França: Unesco, 1984.
PEREIRA, Rogério Santos. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2014.
RESENDE, Rui. Técnica de Investigação Qualitativa: ETCI. Journal of sport pedagogy & research, v. 2, n. 1, p. 50-57, 2016.
SAMPIÉRI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCIRÉ, Claudia D'Ipolitto de Oliveira. Vida em conexão: celulares, usuários e mercado na construção do novo social. 2014. 188f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SEABRA, Giovanni de Farias. Pesquisa científica: o método em questão. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. New York, USA: Continuum, 2011.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue B. (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.
SILVA, Antonio Jansen Fernandes da et al. Dilemmas, challenges, and strategies of physical education teachers-researchers to combat covid-19 (SARS-CoV-2) in Brazil. Frontiers in education, v. 6, p. 1-15, 2021.
SILVA, Antonio Jansen Fernandes da et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à covid-19 (SARS-COV-2). Cenas educacionais, v. 4, p. 1-27, 2021.
SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de educação física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. 2023. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de educação física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2018.
VAN LANCKER, Wim; PAROLIN, Zachary. Covid-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. The lancet, v. 5, n. 5, p. e243-244, 2020.
VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; GARCÍA-MONGE, Alfonso. Exploring the changes of physical education in the age of Covid-19. Physical education and sport pedagogy, v. 27, n. 1, p. 32-42, 2022.