Profesor João e colegas:
a partir do quer julguei mais objetivo, produzi a seguinte sistematização para apreciação e aperfeiçoamentos:
Do Pega-pega Para o Esporte
http://cev.org.br/comunidade/pedagogia/debate/do-pega-pega-para-o-esporte/
Pega-pega:
[começa com João Batista Freire da Silva; em 24-07-2009, às 10h02]
1 . Objetivos principais:
1.1. Do pegador: capturar os fugitivos.
1.2. Dos fugitivos: escapar do pegador.
2. Para alcançar seus objetivos, do que precisam (habilidades e capacidades)
2.1. o pegador
2.2. os fugitivos:
2.2.1. correr - com grande velocidade (velocidade );
2.2.2. desviar - mudar de direção com grande velocidade (agilidade)
2.2.3. coordenar bem seus deslocamentos no espaço de jogo (consciência espacial)
3. Relações com o esporte:
Diversos esportes, a maioria dos coletivos, requerem habilidades vinculadas à velocidade de deslocamento (que o pessoal do Atletismo chama de velocidade de sprint), à agilidade e à noção de espaço.
3.1. Esportes coletivos
3.1.1. FINTAS: assemelham-se às ações de fuga (2.2.2.) à Mesmo com objetivos diferentes – o fugitivo de se afastar do pegador e o jogador de se aproximar da meta adversária – a ação de finta deve ser bem usada para ter êxito no alcançe do objetivo de ambas atividades (Por Luiz Gustavo da Silva Machado em 24-07-2009, às 10h55.)
3.1.2. DESARMES: (Por João Batista Freire da Silva, em 27-07-2009, às 11h14.)
4. Possibilidades Pedagógicas:
4.1. Reflexividade vivencial – diversificar as experiencias envolvidas
4.1.1. comunicação e expressão:
4.1.1.1. verbal à por exemplo, durante um momento específico do jogo, indagar como cada um se sentiu ao ser capturado. O que diria o primeiro? Que imagens criou quando estava imobilizado? E o último? E os demais? E o pegador?
4.1.1.2. artística à p. ex., após a realização, propor representações com o desenho, com a modelagem, com a construção de cenários na caixa de areia, com a expressão corporal, com a música, com a poesia, entre outras.
4.1.1.3. escrita à p. ex., a narrativa do jogo poderia ser uma tarefa para ser realizada na sequência ou iniciar a aula seguinte, inclusive utilizando fotos e/ou vídeo daquilo que foi vivenciado.
4.1.2. necessidades especiais:
4.1.2.1. privação sensorial àp. ex., poderíamos propor a mesma movimentação com venda nos olhos, ou realizar o jogo em silêncio com tampões nos ouvidos, uma forma de praticar a inclusão através destas vivências para valorizar o esforço daqueles que vivem com tais limitações.
4.1.2.1. privação motora àp. ex., poderíamos limitar os movimentos de locomoção apenas com uma das pernas, usando apoio de um bastão, como se fosse o “pega-pega do saci pererê” e, além disso, se pedirmos aos alunos variações, com certeza, teríamos uma infinidade de ideias... (Por Katia Brandão Cavalcanti, em 25-07-2009, às 12h49)
4.2. Esportes coletivos em geral:
4.2.1. Fintas e Desarmes e outros gestos à estas habilidades podem ser educadas recorrendo-se a brincadeiras como a de pega-pega. (Por João Batista Freire da Silva, em 27-07-2009, às 11h14.)
4.3. Esportes com bola:
4.3.1. Conduzir quicando (drible) à Cada jogador com uma bola na mão. Pegador e fugitivos farão a mesma coisa de sempre, porém, só podem se deslocar quicando sua bola. Qual o efeito disso? A velocidade e a agilidade serão menores. Ora, para melhorar a fuga e a captura só tem um jeito: é preciso melhorar a condução da bola. E isso ocorrerá pelo enorme número de repetições que a brincadeira exige, e até pelas regulações proprioceptivas, que passam ao largo da consciência. (Por João Batista Freire da Silva, em 31-07-2009, às 11h38).
5. Conceitos:
5.1. Desviar à uma habilidade motora, que tem, na sua base, capacidades como velocidade e agilidade (Por João Batista Freire da Silva, em 27-07-2009, às 11h14.)
6. Classificação
6.1. Segundo sistematização de Krebs:
Atividade de baixa organização à Jogo de Corrida Variada (JCV) (Por Cláudia Bergo, em 31/1/2009)
7. Sugestões de leitura
7.1. Jean Le Boulch (Por João Batista Freire da Silva, em 31-07-2009, às 11h38).
7.2. Alcides Scaglia (Por João Batista Freire da Silva, em 31-07-2009, às 11h38).
7.3. Fábio D´Angelo (Por João Batista Freire da Silva, em 31-07-2009, às 11h38).
7.4. Auguste Listello (Por Laércio, sempre ;))
Comentários
Por
Cláudia Bergo
em 31 de Julho de 2009 às 15:00.
este "à" que aparece vez ou outra sem sentido é a maneira como a seta que eu usei aparece no debate. Só percebi depois que postei.
;)
Por
João Batista Freire
em 3 de Agosto de 2009 às 19:09.
Cláudia: depois a gente dá uma geral na ortografia e tira esse à.
Cláudia: nota dez para a sua paciência. Impressionante! Você reuniu tudo que todo mundo disse, de maneira organizada.
Porém Cláudia, a gente tem que fazer uma outra coisa: um boneco que descreva o pega-pega como ele é e sua evolução para jogos adaptados para ensinar esporte, sem os comentários das pessoas.
meu sonho aqui na comunidade é, ao final de um período, ter um livro escrito coletivamente e disponibilizar esse livro na nossa biblioteca do CEV. O que você pensa disso?
Por
Cláudia Bergo
em 5 de Agosto de 2009 às 17:16.
Professor, acho a proposta bárbara.
Quanto ao desenho, estou experimentando uns softwares de animação simples que talvez possam nos ajudar nisso, caso não apareça uma "alma caridosa", como diz o Laércio, para assumir essa tarefa.
Mantive os comentários das pessoas na sistematização apenas para auxiliar no debate, do mesmo modo que inseri numeração em cada aspecto que me pareceu particular - basta reportar-se a esse número para sabermos o foco do comentário.
Seria plausível, também, uma revisão às obras de Alberti e Rothenberg - Ensino de Jogos Esportivos (ISBN 85-215-0168-4) e Dietrich, Dürrwacht e Schaeller - Greandes Jogos, metodologia e prática? Quando lecionava para as primeiras séries do E. Fundamental, foi bastante interessante trabalhar com esse método.
Os alunos (9 e 10 anos) me cobravam aprender Esportes na Educação Física e quando mostrei a eles a sequência de jogos que nos levaria ao aprendizado das modalidades que escolhiam, pararam de desdenhar das "brincadeiras de criança".
Por
João Batista Freire
em 6 de Agosto de 2009 às 12:50.
Cláudia, vou conseguir o endereço do Eduardo Tega, um camarada competentíssimo, que domina umas ferramentas de comunicação em informática maravilhosas. Vou passar para você o endereço e tenho certeza de que ele vai ajudar.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.