Cevnautas, o pessoal está discutindo rugbi em uma das mais movimentadas comunidades do CEV. Vamos aproveitar a oportunidade? Laercio

Carlos Alberto de Souza Júnior criou um novo debate na Comunidade Educação Física Escolar

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/debate/o-rugby-como-conteudo-educacao-fisica-escolar-uma-proposta/

O Rugby Como Conteúdo da Educação Física Escolar: Uma Proposta

De acordo com o artigo “Ensino do rugby no meio escolar”, de autoria de um professor português, Luís Miguel Teixeira Vaz (2005) as escolas de ensino básico compreendem locais privilegiados para a prática de todos os desportos, contando que isso não seria diferente para o rugby, o qual se configura um excelente conteúdo de ensino. O Autor afirma que no processo de ensino-aprendizagem o professor de Educação Física deve proporcionar aos alunos experiências motoras diversificadas que os motivem a participarem das aulas. No entanto, as escolas podem apresentar uma série de obstáculos para o ensino do rugby. Quanto a isto, o professor deve prestar muita aten&c cedil;ão para manter a segurança individual de seus alunos. As formas adaptadas e propostas pela Federação Portuguesa de Rugby (F.P.R) para o ensino do rugby na escola privilegiam a circulação de bola e o reposicionamento constante dos jogadores, devendo ser evitado o confronto físico entre os alunos e o jogo deve ser entendido como um meio e não como um fim.
Um dos maiores entraves para o trabalho com o rugby, no Brasil, está na pouca difusão do mesmo pelos meios de comunicação.

Então, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, saber suas opiniões, criticas, observações, se é a favor ou contra o ensino desse desporto no ambiente escolar. Se for contra colabore dando suas explicações.

O referido artigo poderá ser acessado na íntegra pelo site: http://www.efdeportes.com/efd81/rugby.htm

Visite: Educação Física Escolar - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/

Comentários

Por Bruno Ferreira Cattaruzzi
em 12 de Janeiro de 2012 às 15:23.

Sou a favor não somente da prática do rugby nas séries do ensino básico mas também de outros esportes. Com essa prática diversificada antes da fase de especialização, a criança teria um repertório motor muito maior, sendo atleta ou não.

O rugby possui a modalidade rugby tag, modalidade esta que poderia ser adaptada as quadras das nossas escolas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.