Editora Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes-CEFAN . Brasil 2015. 124 páginas.

Sobre

MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA

Ao comemorarmos o Centenário da “Liga de Sports da Marinha”, constato com satisfação o êxito da iniciativa pioneira que permitiu criar o embrião do moderno Complexo Desportivo que a Marinha do Brasil dispõe atualmente: o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e a Comissão de Desportos da Marinha (CDM).

Tanto a CDM quanto o CEFAN atuam muito além do incentivo à prática da atividade física e desportiva na Marinha do Brasil, uma vez que contribuem para melhoria da qualidade de vida de seus integrantes. Enquanto a prática da atividade física é difundida em todas as OM, com a disseminação do treinamento funcional, principalmente nos meios navais, onde o espaço é limitado, o Laboratório de Ciência do Exercício pesquisa incessantemente novos métodos para a redução das lesões e melhora do desempenho e o Serviço de Reabilitação Desportiva apoia, além dos atletas, a Família Naval.

Em outra importante área de atuação, o CEFAN conduz importantes programas sociais do Governo Federal, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que além de ajudar na formação moral e cívica de crian- ças de comunidades carentes, por meio do esporte, vem contribuindo, em parceria com a iniciativa privada, para a identificação e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento.

Os resultados desportivos alcançados em várias competições internacionais, principalmente nas duas últimas edições dos Jogos Mundiais Militares, quando fomos campe- ões e obtivemos o 2º lugar geral, em 2011 e 2015, respectivamente, mostram como o progresso foi exponencial nos últimos anos e a consolidação do Brasil como potência desportiva militar. No desenvolvimento dessas novas capacidades no segmento de esporte de alto rendimento, foi criado, em 2013, o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), com o propósito de contribuir para a transformação do Brasil em uma potência olímpica.

É com júbilo que parabenizo a “Liga de Sports da Marinha”, materializada na CDM e no CEFAN, por seu primeiro século de existência, desejando que os sucessos alcançados possam servir de motivação para novos desafios. Este livro representa uma homenagem a todos os que contribuíram, ao longo destes cem anos, para o sucesso alcançado, uma vez que busca relatar esta trajetória.

EDUARDO BARCELLAR LEAL FERREIRA

Almirante-de-Esquadra Comandante da Marinha do Brasil

Sumário