A Formação Docente na Escola de Educação Física do Espírito Santo: Circulação de Saberes e Práticas na Década de 1930
Por Marcela Bruschi (Autor), Marcelo Laquini Eller (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Wagner dos Santos (Autor), André da Silva Mello (Autor), Omar Schneider (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 28, n 1, 2017. Da página 2802 a -
Resumo
Analisa as práticas de ensino e os saberes em circulação na formação de professores na Escola de Educação Física do Espírito Santo na década de 1930. Opera com o conceito de lutas de representações e com as possibilidades metodológicas do paradigma indiciário. Como fontes, utiliza os documentos do Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Cefd/Ufes). Na Escola de Educação Física do Espírito Santo, o objetivo era habilitar o professorado capixaba a trabalhar com o Método Francês nas escolas estaduais, para tanto, aos alunos eram ensinados as novas teorias e as novas práticas do Regulamento nº 7 de Educação Física. Apesar da presença dos militares na organização e funcionamento da escola, os indícios deixados nos documentos não sinalizam a intenção de militarizar e tornar mais esportiva as aulas, mas o trato pedagógico com os conteúdos de ensino.