Sobre
PREFÁCIO
Prezados(as) Profissionais, O Estado de Santa Catarina passa por um momento de reinvenção de suas práticas até então presentes nas mais diferentes profissões e ocupações, isso por conta da emergência em saúde instalada em nosso país para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Todo momento de dificuldade é também uma oportunidade para o avanço da condição humana, do progresso da ciência e de instalação de novas formas de viver. Nos artigos desta edição do livro de Boas Práticas na Educação Física Catarinense, os leitores terão a oportunidade de refletir sobre a aplicabilidade e adaptação das experiências relatadas pelos(as) autores(as) em seus contextos. Nesta edição, contamos também com artigos produzidos pelos acadêmicos dos cursos superiores em Educação Física que, orientados pelos profissionais que atuam nas Faculdades e Universidades, mostram seu potencial contributivo para a área. A relevância dos temas para a atualidade e consistência dos artigos refletem o compromisso e a seriedade no tratamento da profissão em nosso Estado. As ações desenvolvidas pelo Conselho têm possibilitado uma grande aproximação com os profissionais: esse envolvimento e essa participação fazem com que os avanços e o reconhecimento da instituição sejam, a cada dia, maiores. Sendo assim, cabe registrar o agradecimento a cada um(a) por suas participações e contribuições. São muitos os artigos submetidos à avaliação, todos de boa qualidade e, por essa razão, destacamos as publicações aqui apresentadas. A busca constante pela atual gestão do CREF3/SC para a valorização do(a) profissional e da profissão impulsiona a manutenção e ampliação das várias ações realizadas nos últimos anos. Entre essas ações, destacam-se: o programa CREF Itinerante, que percorre o Estado atendendo os profissionais em suas regiões de moradia, os workshops de capacitação e aperfeiçoamento profissional, o encontro com os coordenadores dos cursos de Educação Física, que debatem a formação superior na área, a Jornada Catarinense de Educação Física, os apoios aos eventos na área e o oferecimento de vagas em cursos de curta duração. O resultado de todas essas ações se traduz na melhora significativa da imagem institucional, na prestação de serviços de melhor qualidade a toda a sociedade catarinense, no reconhecimento social da importância da intervenção do profissional de Educação Física nas áreas da educação, do esporte, da saúde, do lazer e da qualidade de vida. Registramos um agradecimento especial à comissão avaliadora dos artigos e, da mesma forma, nosso agradecimento aos (às) autores(as) dos artigos publicados, aos membros da diretoria do CREF3/SC, aos(às) conselheiros(as), aos(s) funcionários(as) e, aos (às) profissionais colaboradores(as), a todos(as), muito obrigado por contribuírem com o engrandecimento da profissão. Tenham uma ótima leitura. Um grande abraço a todos(as), contem sempre conosco.
Sumário
-
A prática do basquetebol na educação física escolar: Para além dos muros da escola
Por Jaqueline da Silva Ana Flávia Backes
Página
10 -
Avaliação de aptidão física, estado nutricional e tempo de sono dos escolares da cidade de Criciúma-SC
Por Eduarda Valim Pereir Geiziane Laurindo de Morais Rafael Colares Antunes Joni Marcio de Farias
Página
26 -
Boas práticas em promoção da saúde do idoso: Dez anos do programa maturidade saudável
Por André Boscatto Maikon Guérios
Página
38 -
Diminuindo o abismo entre ciência e prática na educação física 2: “Exercício físico e ciência” – programa de rádio e podcast
Por Fábio Hech Dominski
Página
48 -
Efeitos do treinamento funcional sobre os níveis de flexibilidade em participantes do programa unesc funcional
Por Ian Rabelo Gabriel Tairine da Silva Oliveira Ana Maria Jesuíno Volpato
Página
60 -
Efetividade de um programa de atenção plena para o esgotamento profissional de professores da educação infantil
Por Geiziane Laurindo de Morais Rodrigo da Rosa Silveira Joni Marcio de Farias
Página
74 -
Gincana pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio: Reflexões a partir de um estágio curricular
Por Marco Aurélio da Souza Cruz Henrique de Oliveira Albuquerque Matheus Gabriel de Liz Corrêa
Página
98 -
Implementação do tênis de mesa: O caso da atemepre de pouso redondo
Por Vinícius Grünfeldt Leontina Maria Alana Scoz Daniel Rogério Petreça
Página
110 -
Percepção de escolares a respeito da violência das torcidas de futebol
Por Marcos Adelmo dos Reis Jucimara de Lima Zago Mauro Rogério dos Reis
Página
120 -
Programa de exercícios físicos extraclasse
Por Keli Bender Sandra Fachineto
Página
128 -
Projeto esporte itinerante – arte circense nas escolas: malabarismo e equilibrismo
Por Mahinã Leston Araujo Jean Carlos de Andrade
Página
136 -
Proposta pedagógica para aulas de educação física no ensino fundamental: Práticas corporais de aventuras
Por Claudiroger Rombaldi
Página
150 -
Roupa canguru
Por Marcelo Masson Maria Luzia Bonacolsi Cleidimara Luiz Deluca Katiane Soares Lourenço Katiuza Alexandre Tambosi
Página
164 -
A influência da prática regular de natação no desenvolvimento neuropsicomotor em uma criança com autismo: Um estudo de caso
Por Karen dos Santos de Oliveira Robson Pacheco
Página
188 -
Efeito agudo de uma sessão de hidroginástica no estado de humor de idosos: Aproximações das vivências do estágio com a pesquisa e a prática profissional
Por Dayanne Sampaio Antonio Rafael Cunha Laux
Página
212 -
Olimpíadas das Apaes da região serrana de Santa Catarina: Educação física protagonista nesse cenário
Por Lays Barros Roberta Martorano Gabrielle Amoroso Khananda Mesquita Luana Rossoni
Página
224