Sobre
PREFÁCIO
Prezado(a) Profissional, O ano de 2022 tem uma marca importante: o fortalecimento da profissão por meio da alteração da Lei 9696/1998, através da Lei 14.386/2022, sendo uma conquista para todos nós, profissionais que carregam a bandeira da promoção da saúde com a prática orientada do exercício físico, e para o CREF3/SC, em especial, pelo trabalho desenvolvido a favor da profissão. O Conselho Profissional é uma peça fundamental para evitar o retrocesso ao período em que qualquer pessoa podia prestar serviço em atividades físicas e esportivas. É o compromisso para que a sociedade compreenda a importância e a relevância dos Profissionais de Educação Física (PEFs). Por isso, permanecemos certos de que a valorização profissional é um passo a ser dado diariamente em diversas frentes de atuação. Nesse contexto, apresentamos mais uma edição do livro Boas Práticas na Educação Física Catarinense que, assim como nas edições anteriores, traz experiências e relatos profissionais com grande relevância. Sempre com o propósito de reconhecer e amplificar o trabalho desenvolvido pelos PEFs em nosso estado, essa obra oportuniza um espaço para a discussão das boas práticas realizadas, bem como estimula e incentiva a produção de artigos científicos, que servem como fonte de consulta para o meio acadêmico e para a criação e replicação de métodos, estratégias, ideias e metodologias em diversas áreas da profissão. Agradecemos a todos os autores e avaliadores dos artigos apresentados, cuja colaboração vai além da editoração do livro: ultrapassa as barreiras das páginas e contribui para o engrandecimento da Educação Física como um todo. Tenha uma ótima leitura. P
Sumário
-
A dança como conteúdo da educação física escolar: A aproximação e a vivência das danças urbanas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental
Por Dayanne Sampaio Antonio Rafael Cunha Laux
Página
11 -
A formação inicial e a atuação do profissional de educação física no contexto de saúde coletiva
Por Lucas Vitor Baumgärtner Marcia Regina Selpa Heinzle
Página
25 -
Atendimento no pós-covid: Relato de experiência e recomendações
Por Caroline Schramm Alve Isabel Mendes Denovar
Página
39 -
Avaliação do nível de conhecimento em primeiros socorros de acadêmicos do curso de educação física
Por Juliana Sperber Rubian Diego Andrade Rafaella Zulianello dos Santos
Página
55 -
Consequências da pandemia de covid-19 na coordenação motora de alunos de uma escola pública
Por Marcos Adelmo dos Reis Mauro Rogério dos Reis Ricardo Kinal Wagner Severgnini
Página
71 -
Corona ativo: Extensão universitária fundada por prática multifocal, mediada por tecnologia
Por Caroline Schramm Alves
Página
87 -
Educação ambiental na educação física escolar do ensino médio por meio do esporte: Corrida de orientação
Por Reginaldo Antonio Joaquim
Página
99 -
Educação física é ciência? Um ensaio teórico-reflexivo
Por Fábio Hech Dominski Guilherme Torres Vilarino Eduarda Eugenia Dias de Jesus Pedro Jorge Cortes Morales
Página
115 -
Evolução do estado nutricional de escolares em um intervalo de 10 anos
Por Marcos Adelmo dos Reis Mauro Rogério dos Reis
Página
129 -
Fatores determinantes para contratação do serviço de personal trainer na cidade de joinville
Por Pedro Jorge Cortes Morale Rubens Leonardo Granemann Rosa Eduarda Eugenia Dias de Jesus Fabricio Faitarone Brasilino
Página
143 -
Jogos olímpicos de inverno: Uma abordagem na educação física escolar
Por Jaqueline da Silva Ana Flávia Backes
Página
153 -
Produção ambulatorial dos profissionais de educação física na atenção básica: Análise temporal entre 2018 e 2021
Por Cristiani Rocha Sardá de Martin Joni Marcio de Faria Lucas Helal Geiziane Laurindo de Morais
Página
171 -
Promoção de atividade física no município de Tijucas no contexto da pandemia covid-19: Um relato de experiência
Por Lilian Suelen de Oliveira Cunha Cassiana Pirath Vilson José Porcíncula
Página
189 -
Qualidade de vida e os marcadores de risco para hipertensão e obesidade em escolares
Por Emanuely A Lopes dos Santos Marcos Adelmo dos Reis Eduardo Eugenio Aranha
Página
207 -
Yoga: Uma alternativa econômica e eficaz de atividade física para o sistema único de saúde
Por Beatriz Antunes Giusti Furtado Joni Márcio de Faria
Página
225 -
A dança como estímulo de crianças com transtorno do espectro autista (tea): Compartilhando uma vivência
Por Júlia Booz Fantini Camila da Cunha Nunes
Página
245 -
A importância das aulas de ginástica laboral na percepção de saúde dos profissionais de uma empresa de móveis
Por João Jorge Santos Reali Rosicler Duarte Barbos
Página
265 -
Educação física inclusiva: Estratégias de ensino para estudantes com deficiência nas aulas de educação física
Por Hellen Miguel Batista Ana Lucia Cardoso
Página
284 -
Ensino das três leis de newton na prática: Relato de experiência acadêmica na monitoria em biomecânica
Por Eduarda Eugenia Dias de Jesus Pedro Jorge Cortes Morale
Página
311