Comunicação e educação física: Movimentos Concêntricos no diálogo entre as áreas e Seus reflexos na e para a escola)

Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 57 - 69

Resumo

Esta pesquisa apresenta elementos significativos que ratificam a impor-
tância de relacionar a Educação Física e a Mídia na formação dos alunos da

educação básica em nosso país, principalmente, na escola pública na qual as
experiências neste campo ainda são raras.

Obviamente que estamos em um momento histórico diferenciado no to-
cante ao avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), bem

como, das transmissões da mídia em escala global e em tempo real, o que sig-
nifica uma mudança na relação de espaço e tempo nunca antes vivenciada pela

humanidade, o que garante uma ampliação dos domínios da mídia e principal-
mente daqueles que detêm o poder sobre estes meios.

Outro aspecto importante do momento atual refere-se à mediação da

comunicação entre as pessoas, o que implica em mudanças nas práticas so-
cioculturais. Observamos o crescimento vertiginoso dos aparelhos celulares

com suas múltiplas funções e assim, eles propiciam a captura de imagens, a

edição e a publicização, em tempo real, para todos os lugares ao mesmo tem-
po e com as redes sociais e aplicativos que inovam a cada ano, estas operações

ganham caráter universal. Mas, até que ponto estas mudanças estão afetando
a formação das pessoas na sociedade e em especial, no ambiente escolar? Será
que estamos vivendo numa época cercada pelas TICs que findam oprimindo
a nossa maneira de ser e agir? 

Percebemos que estas mudanças no campo das TICs têm provocado
perspectivas e possibilidades significativas no processo formativo dos jovens
de maneira geral. Isto significa dizer também, que eles (os jovens) estão imersos
numa plataforma multifacetada no tocante às tecnologias. Contraditoriamente
percebemos que - mesmo imersos e, portanto, construindo um olhar para a

mídia e tecnologias - ainda são raros os trabalhos que estabelecem uma cumpli-
cidade entre pesquisadores/Universidade e sujeitos/Escola dando um caráter

formativo e autônomo para a emancipação.

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