Configurações da Dança em Pernambuco e Sua Relação com a Formação em Educação Física
Por Adriana de Faria Gehres (Autor), Ana Carolina Marques da Silva (Autor), Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva (Autor), Leandro Iván Oliván Saadi (Autor), Lívia Tenorio Brasileiro (Autor), Raphaela Barros de França Campelo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A pesquisa “Configurações da dança em Pernambuco” (GEHRES; BRASILEIRO, 2014) caracteriza-se como um mapeamento de redes de dança que procurou descrever as relações que se estabelecem entre os fazedores de dança em Pernambuco. Iniciou em 2014, no âmbito dos movimentos de mapeamento e criação de bancos de dados sobre a dança no país e realizou o mapeamento das redes de dança na Região Metropolitana do Recife. Atualmente a pesquisa vem se expandindo para todo o Estado de Pernambuco e o tem percorrido para encontrar diferentes redes de dança em cidades da Zonas da Mata, Agreste e Sertões pernambucanos, para mapear grupos e escolas de dança. A pesquisa estabeleceu a noção de rede como um tipo de configuração social que se diferencia dos grupos, uma vez que os participantes da rede não mantêm relações diretas em prol de um objetivo comum, mas se ligam por relações interpessoais que criam fluxos de informações, bens e serviços (ENNE, 2004). Para tanto, recorremos aos estudos de redes diádicas, entre duas pessoas (BARNES, 1987), centradas na identificação de estrelas, zonas e densidade. A análise das configurações da dança na região metropolitana do Recife indicou que a maioria dos sujeitos das instituições de dança investigadas possuía formação no ensino superior, mas não identificamos em que áreas. Contudo, considerando as relações que se estabelecem entre a dança e a educação física como área de formação e atuação (BRASILEIRO, 2009), fizemos um recorte no nosso mapeamento das redes de dança nas demais áreas de Pernambuco, para caracterizar os sujeitos quanto à sua formação acadêmica. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a relação que se estabelece entre a atuação em dança e a formação superior em Educação Física nas Zonas da Mata, Agreste e Sertões de Pernambuco.