Resumo

Esta investigação foi desenvolvida com o objetivo de compreender a inclusão de estudan-tes com Trissomia 21 no Desporto Escolar – Dança do Distrito de Viseu – Portugal. Para tal realizamos uma investigação de natureza qualitativa, centrada no estudo de caso de uma Escola Básica de 2º e 3º ciclo, considerando ser esta a única escola, neste distrito, que possuía estudantes com Trissomia 21 no Desporto Escolar – Dança. Foram realizadas observações participantes e entrevistas com estudantes, professores/as do Desporto Es-colar, professores/as de Educação Especial e pais. A análise dos dados apontou para um ensino centrado nas particularidades dos indivíduos que compõem o grupo do Desporto Escolar – Dança, privilegiando os procedimentos livres e os processos de criação em dan-ça. A inclusão, do ponto de vista dos sujeitos envolvidos no estudo, apontou para diferentes perceções e ações que evidenciaram a individualidade e a heterogeneidade, mas que, con-comitantemente, tensionvam com perceções e ações mais próximas dos princípios de inte-gração/normalização, principalmente no âmbito das percepções sociais sobre a escola e a sociedade. Entendemos que a inclusão de pessoas com trissomia 21 em escolas regulares é um desafio para os sistemas de ensino e para as sociedades em geral

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