(des) Motivação na Educação Física Escolar: Uma Análise a Partir da Teoria da Autodeterminação
Por Juliana Pizani (Autor), Antonio Carlos Monteiro de Miranda (Autor), Lenamar Fiorese (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 38, n 3, 2016. Da página 259 a 266
Resumo
O estudo objetivou identificar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, com vistas à compreensão de possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados usamos o teste de Mann-Whitney e o alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%); evidenciaram que para esse contexto de estudo a motivação prevaleceu e contrariaram achados anteriores. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.