Sobre
O livro “Educação e Educação Física: novos olhares” é uma obra que tem como foco principal a discussão fundamentada nas Ciências Humanas como base teórica predominante nos capítulos. Os capítulos do livro estão organizados da seguinte forma: capítulo 1) Infâncias e crianças como imagens cinematográficas: criações em movimento na estética do cinema. Esta pesquisa teve como objetivo compreender concepções e imagens de infâncias e crianças no cinema, e analisar os modos como a linguagem audiovisual as constroem; capítulo 2) Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. No texto, os autores procuram investigar na literatura especializada as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita dos estudantes em fase de alfabetização, bem como o papel do professor ao lidar com este problema escolar; 3) Dois pesos e duas medidas: avaliação e educação física escolar. Discute-se a importância da avaliação nas aulas de Educação Física escolar; Capítulo 4) Cultura do ciclismo e Educação Física – possibilidades para a Educação Física escolar. O capítulo trata das experiências do curso de extensão Cultura do Ciclismo e Educação Física, realizado por um grupo de pesquisa de universidade pública brasileira; capítulo 5) Práticas corporais nos clubes sociais negros: das memórias aos saberes da população negra. O trabalho visa dialogar como os diferentes saberes e práticas corporais nos clubes sociais negros colaboraram com a construção de uma identidade positiva de homens e mulheres negras e o capítulo 6) A influência da ginástica laboral na qualidade de vida do trabalhador. No texto, os autores avaliam a influência da ginástica laboral na qualidade de vida do trabalhador. Trata-se de uma obra que traz textos resultantes de estudos, pesquisas e reflexões de sujeitos de várias localidades do Brasil. Temas diversos e interessantes são, deste modo, discutidos aqui com a proposta de fundamentar o conhecimento de acadêmicos, mestres e doutores e todos aqueles que de alguma forma se interessam pelo estudo das áreas de Educação e Educação Física
Sumário
-
Infâncias e crianças como imagens cinematográficas: criações em movimento na estética do cinema
Por Claudia da Silva Santana Isabela Acedo Taffuri
Página
12 -
Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita
Por Luiz Adroaldo Dutra Rodrigues Regimari Cristina Rodolfi Beppler Cinthia Lopes da Silva Maria Eduarda Martini Lima Daniela Martins de Souza Camila Rodrigues Stefanes Lilia Aparecida Kanan
Página
25 -
Dois pesos e duas medidas: avaliação e educação física escolar
Por Vinicius Aparecido Galindo Jederson Garbin Tenório
Página
33 -
Cultura do ciclismo e educação física - possibilidades para a educação escolar
Por Gláucia Andreza Kronbauer Emerson Luís Velozo
Página
46 -
Práticas corporais nos clubes sociais negros: das memórias aos saberes da população negra
Por Catarina Messias Alves Delton Aparecido Felipe
Página
58 -
A influência da ginástica laboral na qualidade de vida do trabalhador
Por Tarcísio Queiroz Rocha Ana Célia da Silva Araujo Candido Antônia Dulce Batista da Silva Santos Jonho Weslly Lima Antunes Suzana Rafaela de Sousa Costa Haylla Mayra Rodrigues da Silva Cirlene De Almeida Carvalho Francisco Bruno da Silva Araujo Laylla Mickaelle de Sousa Ferreira Emanuelle Paiva de Vasconcelos Dantas Leonardo Dina da Silva Márcia Damasceno Cavalcante Jeymyson Nayron Rodrigues da Silva
Página
69