Sobre
Tem sido comum, em épocas de grandes competições esportivas, que jornalistas e comentaristas declarem explicitamente que a responsabilidade da formação dos grandes talentos deve caber à Educação Física escolar e a seus professores. Essas ideias ganham terreno no meio da população e entre os que detêm o poder nos mais variados níveis, envolvendo, até, muitos profissionais da área. Estabelece-se, então, um debate que já dura algumas décadas e que parece não ter solução.
O esporte de rendimento passa por uma crise administrativa sem precedentes, com forte influência política em uma área de gestão que deveria ser extremamente profissional e com grandes escândalos internacionais de corrupção e dopping. A Educação Física escolar vive uma crise de identidade anunciada no começo da década de 1980 por João Paulo Medina que, se por um lado incentivou a criatividade e a geração de um sem número de propostas, por outro criou uma situação em que não há um mínimo de unidade quanto a seus objetivos e práticas.
Com a seguida realização no Brasil dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o tema ganhou atualidade e importância para a criação de políticas públicas e de projetos empresariais que podem afetar profundamente as definições presentes e futuras sobre os rumos da nação.
Esta obra surge com a intenção de colaborar com esse debate, ao dar voz a profissionais da Educação Física ligados ora ao segmento escolar, ora ao esportivo, reunindo o pensamento de autores e atores largamente experientes e consagrados e de promissores jovens pensantes que vêm se destacando pela qualidade de seus trabalhos. Os vários autores que colaboraram na elaboração deste livro estão divididos em dois times: de um lado, a equipe do Prof. Jarbas atua com a pretensão de mostrar os olhares da Educação Física escolar sobre suas possíveis relações com o esporte de rendimento; do outro, os convocados pelo Prof. Polito, profissionais ligados ao esporte, jogam para expor seus olhares sobre o ensino e as práticas esportivas escolares.
Com o mesmo carinho que nos guiou na organização deste livro, convidamos o leitor a entrar no jogo, adotando como seus alguns dos pontos de vista aqui expostos ou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Se assim for, nossos objetivos terão sido alcançados.
Sumário
-
Página
1 -
Página
2 -
Página
3 -
Página
4 -
Página
5 -
Página
6 -
Página
7 -
Técnico, Treinador ou Professor? o Papel Pedagógico do Profissional Responsável Pela Formação de Futebolista de Alto Rendimento
Por René Rodrigues Simões Carlos Rogério Thiengo
Página
8 -
Educação Física Escolar e Formação de Atletas: Existe Essa Relação?
Por Luciana Perez Bojikian
Página
9 -
O Ensino-aprendizado-treinamento dos Jogos Esportivos: Aprendizado Incidental, Ensino Intencional
Por Pablo Juan Greco Cristiano Júlio Alves da Silva Gibson Moreira Praça Juan Carlos Pérez Morales Layla Campos Aburachid Schelyne Ribas da Silva
Página
10 -
Página
11 -
Atividade Física, Esporte e Promoção da Saúde em Crianças e Adolescentes
Por Aylton José Figueira Júnior Fabio Luis Ceschini
Página
12 -
Atividade Física, Esporte e Promoção da Saúde em Crianças e Adolescentes. Entendendo o Fenômeno
Por Aylton José Figueira Júnior Fabio Luis Ceschini
Página
12 -
Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento Pela Visão do Treinamento Esportivo
Por Luis Felipe Tubagi Polito Maurício Pimenta Marques
Página
13