Sobre
Apesar do acentuado crescimento da educação a distância (EaD) o Brasil, especialmente na graduação e na pós-graduação lato sensu, a modalidade continuada enfrentar críticas e preconceitos. No caso de cursos mais práticos, como os da área de saúde, por exemplo, as críticas são proferidas em tom ainda mais elevado.
Nesse cenário, o que pensar do ensino da Educação Física a distância no ensino superior? Pode até ser considerada um oximoro a expressão “Educação física a Distância”! É possível “aprender” educação física por EaD? Como são as aulas? Qual a função dos tutores dos polos? Como é a avaliação?
Desde que comecei a lecionar no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional Uninter, impressionou-me um grupo de pesquisa que investigava o ensino da Educação Física a distância. Com larga experiência prática (pela oferta de cursos a distância a milhares de alunos), além de um apetite pelas discussões teóricas, os autores deste livro compartilharam conosco suas preciosas reflexões sobre o tema.
Mas o livro não está só voltado apenas àqueles interessados na Educação Física a distância: interessa a todos os que estudam e praticam a EaD, e àqueles que procuram compreender a educação contemporânea, que incorpora novas metodologias de ensino e aprendizagem e novas ferramentas e tecnologias.
João Mattar
Diretor de Relações internacionais da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância
Vice-Presidente da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educaciona
Sumário
-
Educação Física Ead no Brasil
Por Marcos Ruiz da Silva João Antonio Rufato
Página
15 -
O Subcampo da Formação em Educação Física: Uma Leitura a Partir dos Seus Agentes (instituições) na Modalidade a Distância
Por Bárbara Schausteck de Almeida Lucas Diego da Cruz Ketylen de Jesus dos Santos
Página
32 -
Educação Física, Mídia-educação e Educação Online: Reflexões Sobre a Formação de Professores na Cultura Digital
Por Juliano Silveira Giovani de Lorenzi Píres
Página
59 -
Perfil do Aluno de Educação Física na Modalidade Ead
Por Emerson Liomar Micaliski Fabiana Kadota Pereira Fernanda Leticia de Souza
Página
87 -
O Perfil do Tutor dos Cursos de Educação Física na Modalidade a Distância
Por Sidney Gilberto Gonçalves Jefferson Luiz Barbosa Jonas da Silva Marina Toscano Aggio de Pontes
Página
103 -
Tutoria Online: Tipos de Dúvidas/interações dos Alunos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Modalidade Ead
Por Thaisa Rodbard Mileo Katiuscia Mello Figuerôa Emerson Liomar Macaliski
Página
125 -
Avaliação Formativa no Curso de Bacharelado em Educação Física na Modalidade Ead: o Caso do Portfólio
Por Katiuscia Mello Figuerôa Emerson Liomar Macaliski
Página
148 -
A Dança na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino a Distância
Por Alfredo Cesar Antunes Felipe Matheus Kociuba da Silveira Silvia Regina Ribeiro
Página
169 -
Educação a Distância na Promoção da Atividade Física: o Uso da Tecnologia a Favor da Saúde
Por Rafael Luciano de Mello Tatiane Calve Guilherme Neves Carreira Evelyne Correia Eduardo Emilio Lang Mares da Costa,
Página
199