Ensaio Sobre Educação Física E Saúde A Partir Da Tradição Positivista
Por Alessandro Barreta Garcia (Autor), Rui Anderson Costa Monteiro (Autor), Luis Carlos de Oliveira (Autor), Erinaldo Luiz de Andrade (Autor), Aylton Figueira Junior (Autor).
Resumo
O objetivo deste ensaio foi refletir sobre a importância da história da Educação Física e suas relações com a saúde na perspectiva positivista. Foi realizada uma análise documental a partir da dimensão interpretativa da fenomenologia hermenêutica que é a interpretação dos textos históricos. O estudo examinou as categorias: Antecedentes e origens do positivismo, conceitos e características, tradição, método, educação física e saúde. Os resultados indicaram que tradição positivista na história da Educação Física segue, na figura de Inezil Penna Marinho (1915-1985), a tradição documental integrada à saúde na escola. Concluímos que o método documental proposto pela corrente positivista alemã de Ranke (1795- 1886) é utilizado em vários momentos nas interpretações históricas da Educação Física e saúde, sendo uma possibilidade de análise, em conjunto a outras metodologias, na compreensão das relações entre saúde e Educação Física Escolar.