Epistemologia da ciência de thomas kuhn e a educação física no Brasil Revisão da literatura
Por Alexandre Barai (Autor), Estéfano Vizconde Veraszto (Autor).
Resumo
Este estudo de revisão de literatura correlacionou a Educação Física Brasileira (EFB) e a teoria de Thomas Kuhn, buscando aproximações e possíveis caracterizações do pensar epistemológico kuhniano associado a EFB. Foi realizado buscas em diversas bases de dados educacionais. Foram encontrados apenas 8 artigos, destes, apenas 4 apresentaram o desenvolvimento das ideias de Kuhn associadas a EFB. A falta de uma unidade epistemológica da EFB pode ser um dos fatores que justifiquem a restrita literatura. No entanto, a EFB ao estar totalmente entrelaçada ao desenvolvimento das ciências biológicas pôde ser correlacionada sob diversos aspectos a teoria kuhniana. Embora os autores reconheçam a importância das ciências da natureza na história e consolidação da EFB. Eles apontaram a necessidade de fomentar estudos entre as ciências humanas e a EFB para que assim, possamos aproximar diferentes saberes e construir interligações que propiciem um desenvolvimento mais integrado da EFB.