Sobre
Apresentação
As abordagens das Políticas Públicas aos setores do esporte e do lazer têm sofrido algumas alterações, pautadas na necessidade de conformação de diversos fatores, incluindo a configuração de novas redes de ações. Esta forma de gestão não se reduz apenas ao desenvolvimento de programas preestabelecidos em grupos, mas, leva em consideração os gestores, a própria sociedade e, inclusive, os protagonistas produtores de conhecimento e pesquisadores. Este é o formato da ação Política em foco neste estudo, referente à Rede CEDES, do Ministério do Esporte.
Esta perspectiva de revitalização de redes pode afetar, inclusive, a lógica dessas mesmas políticas, de modo dialético, uma vez que a função do Estado e a dos atores pertencentes à Rede se inter-relacionam, para desempenharem um papel importante de qualificação da Política Pública. Esse processo de tomadas de decisões baseadas em aspectos administrativos, em fatos empíricos, somados às reais demandas sociais, representa a complexidade das definições e da avaliação no campo das Políticas Públicas, instigando novos olhares.
Na perspectiva de analisar a ação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, a Rede CEDES foi aqui privilegiada, caracterizada e estudada, em suas relações de estabilidade, permeabilidade e seus agentes, buscando compreender os impactos social e científico dos projetos por ela financiados. Sendo assim, o LEL – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LAZER, do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da UNESP – Campus de Rio Claro, apresenta este livro com a síntese do relatório da pesquisa.
Sumário
-
Prefácio
Por Andréa Nascimento Ewerton Sebastião Josué Votre
Página
8 -
Apresentação
Por Lel - Laboratório de Estudos do Lazer
Página
12 -
Página
17 -
Página
18 -
Página
33 -
Impactos Sociais das Pesquisas Financiadas Pela Rede Cedes
Por Fernanda Lopes Andrade Gisele Maria Schwartz
Página
49 -
Impacto Científico das Pesquisas Financiadas Pela Rede Cedes
Por Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro Denis Juliano Gaspar
Página
69 -
Impactos Social e Científico dos Projetos Financiados Pela Rede Cedes a Partir das Entrevistas com Coordenadores
Por Nara Heloisa Rodrigues Luis André Pereira de Oliveira Marília Amábile Guarizo
Página
99 -
Motivos e Dificuldades Para o Desenvolvimento de Projetos Financiados Pela Rede Cedes: Percepção dos Coordenadores
Por Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan Viviane Kawano Dias
Página
125 -
Página
125 -
Rede Cedes: de Ação Programática à Política Pública
Por Ivana de Campos Ribeiro José Pedro Scarpel Pacheco Gisele Maria Schwartz
Página
151 -
Página
161 -
Página
168