Resumo
Esta dissertação teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades da Mídia-Educação no ensino da dança nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de pesquisa-ação, que envolveu o planejamento, a experimentação e a análise de uma sequência didática. Participaram do estudo 43 estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Referência em Ensino Médio da cidade de Goiana/PE. Os instrumentos de coleta de dados incluíram diário de campo, questionários e rodas de conversa. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os temas mais recorrentes emergidos dos dados coletados, alinhados ao referencial teórico e aos objetivos da pesquisa, formaram as seguintes categorias: 1) Utilização eficiente para a aprendizagem: uma perspectiva instrumental de uso das mídias; 2) Formando cidadãos conscientes: possibilidade crítica de uso das mídias; 3) Potencializando a voz dos estudantes: o uso expressivo-produtivo das mídias; e 4) Danças, mídias e participação dos estudantes: Engajamento e expressão. Os resultados indicaram que a articulação entre os princípios da Mídia-Educação e o conteúdo da dança potencializou a aprendizagem dos estudantes, ampliando simultaneamente seu repertório cultural sobre dança, mídias e tecnologias digitais. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre a Mídia-Educação como uma alternativa teórico-metodológica no ensino da dança, rompendo com perspectivas reprodutivistas frequentemente presentes na abordagem pedagógica dessa prática corporal. A aplicação dos princípios da Mídia-Educação e o uso de diferentes linguagens, valorizando o processo dialógico, permitiram que os estudantes explorassem as mídias, refletissem sobre elas e produzissem conteúdo midiático. Além disso, incentivou a participação ativa e a produção criativa, autêntica e colaborativa dos estudantes ao desenvolverem suas próprias danças. Espera-se que este trabalho seja útil para outros professores, enriquecendo suas práticas pedagógicas inspiradas pelos princípios da Mídia-Educação e da dialogicidade no processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que essa abordagem teórico-metodológica não se limita ao ensino da dança, mas pode ser aplicada a qualquer conteúdo da Educação Física escolar. Ademais, reconhece-se que a Mídia-Educação transcende as fronteiras disciplinares, oferecendo oportunidades para explorar diferentes linguagens, mídias e contextos, promovendo uma aprendizagem significativa.