Resumo

No contexto dos cursos de Bacharelado em Educação Física (BEF), existem evidências que indicam a necessidade de aprimorar as propostas de estágio obrigatório (EO) de modo que tenham mais vínculo com os conteúdos do curso e com as demandas dos distintos campos de intervenção do profissional de Educação Física. Nesse sentido, o modelo de transferência de formação proposto por Burke e Hutchins (2008) no âmbito da formação continuada, propõe uma série de fatores que afetam o estudante no momento de utilizar, descartar ou modificar uma aprendizagem construída num ambiente de ensino para o trabalho. Assim, o presente trabalho de investigação objetivou estudar o modelo de transferência de formação no estágio obrigatório (EO) do curso de BEF. Para verificar as possibilidades do modelo no EO, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada no paradigma interpretativo, na qual foram aplicadas três abordagens metodológicas: revisão de escopo, análise documental e história de vida. A revisão de escopo realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Lilacs, Scielo, Redalyc e Cinhal, encontrou 18 estudos sobre o EO em cursos de BEF desde o ano de 1987 até 2018. As principais temáticas elencadas no estudos foram: “Conhecimento, habilidades e atitudes relacionadas ao estágio”, “Aspectos estruturais e organizacionais do estágio”, “Supervisão do estágio”, “Experiências de estágio”, “Aspectos pedagógicos e metodológicos do desenvolvimento do estágio” e, “Características dos estudantes relacionadas ao estágio”. A análise documental dos projetos pedagógicos e regulamentos de estágio de cinco cursos de BEF de universidades do estado do Paraná verificou que a estruturação dos estágios apresentava diferenças enquanto a sua carga horária e campos de intervenção. Predominavam os EO no esporte e na promoção da saúde. A pesquisa de história de vida realizada com 18 graduados de dois cursos de BEF do estado do Paraná, avaliou o modelo de transferência de formação no EO do curso de BEF antes, durante e após sua realização. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada e para a análise de dados empregou-se a análise temática. Entre os fatores que afetam o processo de transferência de formação antes da realização do EO evidenciaram-se sete categorias. Dez categorias foram identificadas durante a realização do EO e seis categorias de fatores foram encontradas após sua realização. Duas novas categorias foram observadas no modelo de transferência de formação para o EO do curso de BEF: o “Curso de graduação” e os “Clientes/alunos/atletas”. Propõe-se que o modelo de transferência de formação no EO do curso de BEF é sistêmico. O tempo (antes, durante e depois do estágio) é uma variável que afeta o processo de transferência de aprendizagens do EO para o contexto da intervenção profissional junto com treze categorias de fatores: “Planejamento e organização do estágio”, “Características do aprendiz”, “Curso de graduação”, “Professor/es”, “Avaliação”, “Supervisor/es”, “Conteúdos do estágio”, “Pares”, “Ambiente de trabalho”, “Clientes/alunos/atletas”, “Aspectos da área de atuação”, “Tamanho e estrutura da organização de emprego” e, “Aprendizagem”. Destaca-se que o modelo é uma alternativa para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem no EO nos cursos de BEF.


 

Acessar Arquivo