Sobre
A aonipresença dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea e a crescente incorporação das tecnologias digitais de informação/comunicação à cultura cotidiana fazem com que, nosdiversos campos do conhecimento, abram-se novas perspectivas de estudos, focando conteúdos e processos do discurso midiático, e também interpelando sobre como os receptores, isto é, todos nós, tratamos essas informações e o que fazemos com elas de modo especial, o campo educacional tem se preocupado com este tema, perguntando-se como agregar a linguagem e a cultura midiática aos processos educativos sem, no entanto, abrir mão do compromisso da sua pedagogização e da sua crítica. Correntes como educomunicação, educação pela/para/com a mídia e, mais recentemente, mídia-educação são proposições teórico-conceituais que abordam tais dilemas e de onde estratégias didático-metodológicas são desenvolvidas, experimentadas e refletidas.
Não é diferente a situação da Educação Física, cuja história de estudos sobre a mídia é bem mais recente - e pensada sob uma lógica, às vezes, ainda um pouco ambígua. Estudos sobre a presença, tratamento e interações da mídia com temas clássicos da Educação Física (esporte, lazer, dança, etc.) têm sido realizados, especialmente na pós-graduação, ora denunciando a submissão destes aos sentidos, códigos e valores que a mídia faz circular, ora pensando, ingenuamente, em como capitalizar para a Educação Física os benefícios desta visibilidade proporcionada pela mídia.
Sumário
-
Prefácio
Por Mauro Betti
Página
7 -
Página
9 -
Página
12 -
futebol, jornalismo esportivo e marketing em aracaju/se: recortes históricos de um “casamento feliz”
Por Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro
Página
32 -
Página
51 -
moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio
Por Antonio Galdino da Costa
Página
70 -
Educação física, esporte e inversão: estrutura e anti- estrutura. a illusio e suas possibilidades pedagógicas
Por Fernando Gonçalves Bitencourt Carmen Silvia Rial Maria José Reis
Página
85 -
Página
103 -
Página
117 -
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
Por Iracema Munarim Gilka Girardello
Página
133 -
Página
149 -
Página
172 -
Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo second life
Por Rogério Santos Pereira Maurício Roberto da Silva
Página
190 -
Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano
Por Cláudio da Silva Tonetti
Página
209 -
Formação em Mídia-Educação (Física) na rede municipal de ensino de Florianópolis/SC
Por Paula Bianchi
Página
225 -
Página
265