Resumo

As críticas à Educação Física Escolar no sentido de entender que ela estava direcionada ao alto rendimento, poderia de alguma forma, ofuscar o seu empenho na direção de uma educação em saúde. Sendo assim nos questionamos: havia durante os anos 1978-1982, estudos acadêmicos específicos disponíveis no Brasil em torno da educação em saúde e a promoção de atividade física, esportes e lazer na escola? O objetivo deste estudo é investigar as produções acadêmicas que se direcionavam a educação em saúde vinculada à atividade física, esportes e lazer na escola. Metodologicamente adotamos o levantamento documental cobrindo o período de 1978-1982. O esboço a seguir se justifica em função do interesse pela atmosfera de educação em saúde internacional, especialmente no que se refere aos estudos acadêmicos de caráter internacional no período delimitado que serviram de referências aos professores de educação Física no Brasil. Os resultados do presente estudo corroboram com a ideia de urgência no ensino sobre saúde, atividade física, esportes e lazer. Dessa forma, concluímos que havia um conjunto de ideias em torno da Educação Física Escolar em âmbito internacional que chegou aos professores brasileiros nas décadas de 70 e 80 e serviram de modelo disponível a Educação Física Escolar.

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