10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte- 10° CBGE

De 8 de Setembro de 2019 até 10 de Setembro de 2019
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Abragesp

https://cbge.org.br/anais/

Endereço

EEFEUSP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23

Programa

Apresentação

A ABRAGESP (Associação Brasileira de Gestão do Esporte) completa 10 anos, e a comemoração foi coroada com a realização de seu décimo congresso, cumprindo com um dos seus principais papéis, o da difusão de conhecimento em Gestão do Esporte no Brasil. O 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE) teve co-realização da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE USP). Da parte da ABRAGESP e da Comissão Científica, nossos agradecimentos aos representantes da EEFE USP na organização do evento, a Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos e o Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior, ao Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM), às instituições que acolheram o 10º CBGE e aos convidados das mesas redondas, painéis, conferências, workshop e oficinas. Nesta edição avançamos na qualidade dos trabalhos submetidos, mais um motivo para crermos que o 10° CBGE marca a consolidação da ABRAGESP, como também a linha de pesquisa em Gestão do Esporte no Brasil.

Nos Anais do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte estão os resumos dos pôsteres e apresentações orais apresentados durante o evento. Neste ano de 2019, o número de 120 trabalhos submetidos foi um recorde. Dos resumos submetidos, 107 foram aprovados (59 comunicações orais e 48 pôsteres). Foram 10 Estados brasileiros representados, além de 1 resumo de Portugal.

Destacamos ainda a entrega dos prêmios: “Flávia da Cunha Bastos” 0 melhor pôster; “Lamartine DaCosta” - melhor apresentação oral; “José Maurício Capinussú de Souza” (in memoriam) - instituição com maior número de trabalhos aprovados e apresentados durante o evento. Os vencedores foram:

- Prêmio “Flávia da Cunha Bastos”: “Gestão das ligas nacionais: Analisando as diferenças e similaridades entre os campeonatos nacionais de futebol” de Renan Barabanov de Assis - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (pp. 43- 45).

- Prêmio “Lamartine DaCosta”: “Determinantes sociodemográficos de consumo: Uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco” de Willian Gonçalves dos Santos, Marcos Antonio Barros Filho, Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva, Julia van Rooijen Oliveira e Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso - Universidade de Pernambuco (pp. 123-125).

- Prêmio “José Maurício Capinussú de Souza”: concedido à Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-UNICAMP).

Os Anais deste Congresso trazem um pouco de todo conhecimento discutido e disseminado durante o evento, e juntamente com os demais anais das outras 9 edições, representam o crescimento e o desenvolvimento da pesquisa em Gestão do Esporte no Brasil. Esperamos que este material proporcione reflexões sobre a área e encoraje os já presente e novos pesquisadores, a contribuir cada vez mais em prol da Gestão do Esporte no Brasil.

Boa Leitura!

Profa. Dra. Cacilda Mendes dos Santos Amaral

Presidente da Comissão Científica 10° Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte


Realização: Abragesp