Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998. Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar). Editor Associado da Revista Motricidades (ISSN 2594-6463). Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) e da Cátedra Joel Martins. Foi Coordenador e Vice-Coordenador dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física. Foi Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Atuou como Investigador Convidado da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto Piaget, Almada, Portugal (FMH/IP), entre setembro de 2002 e abril de 2003; da Facultad de Educación Física y Deportes da Universidad del Quindío, Arménia, Colômbia (FEFD/UniQuindío), entre outubro e novembro de 2016; do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), entre março e agosto de 2016 e entre abril e junho de 2022. Coordena os projetos de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, desde 1999, e Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL), desde 2011. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, em interface com Educação Ambiental, Economia Solidária, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Musical, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos ou em eventos científicos no Brasil, Argentina, Azerbaidjão, Áustria, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique, Paraguai, Portugal e Venezuela. Coordenador geral do projeto de pesquisa de cooperação internacional "Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência", com participação de pesquisadores/as e estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Moçambique, Portugal e Uruguai.

Atividade:

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998. Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar). Editor Associado da Revista Motricidades (ISSN 2594-6463). Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) e da Cátedra Joel Martins. Foi Coordenador e Vice-Coordenador dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física. Foi Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Atuou como Investigador Convidado da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto Piaget, Almada, Portugal (FMH/IP), entre setembro de 2002 e abril de 2003; da Facultad de Educación Física y Deportes da Universidad del Quindío, Arménia, Colômbia (FEFD/UniQuindío), entre outubro e novembro de 2016; do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), entre março e agosto de 2016 e entre abril e junho de 2022. Coordena os projetos de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, desde 1999, e Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL), desde 2011. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, em interface com Educação Ambiental, Economia Solidária, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Musical, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos ou em eventos científicos no Brasil, Argentina, Azerbaidjão, Áustria, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique, Paraguai, Portugal e Venezuela. Coordenador geral do projeto de pesquisa de cooperação internacional "Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência", com participação de pesquisadores/as e estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Moçambique, Portugal e Uruguai.

Experiência Profissional:

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993. Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998. Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar). Editor Associado da Revista Motricidades (ISSN 2594-6463). Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) e da Cátedra Joel Martins. Foi Coordenador e Vice-Coordenador dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física. Foi Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Atuou como Investigador Convidado da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto Piaget, Almada, Portugal (FMH/IP), entre setembro de 2002 e abril de 2003; da Facultad de Educación Física y Deportes da Universidad del Quindío, Arménia, Colômbia (FEFD/UniQuindío), entre outubro e novembro de 2016; do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), entre março e agosto de 2016 e entre abril e junho de 2022. Coordena os projetos de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, desde 1999, e Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL), desde 2011. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, em interface com Educação Ambiental, Economia Solidária, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Musical, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos ou em eventos científicos no Brasil, Argentina, Azerbaidjão, Áustria, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique, Paraguai, Portugal e Venezuela. Coordenador geral do projeto de pesquisa de cooperação internacional "Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência", com participação de pesquisadores/as e estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Moçambique, Portugal e Uruguai.

Interesse:

Estudos Socioculturais do Lazer / Práticas Sociais e Processos Educativos

na Biblioteca

Tese


Mestrado
Lazer e processos educativos no contexto de trabalhadores/as rurais do MST
Mestrado
Ludicidade, Animação Cultural e Educação: Um Olhar Para o Projeto Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer
Mestrado
Jogos Africanos e Afro-brasileiros nas Aulas de Educação Física : Processos Educativos das Relações étnico-raciais
Mestrado
Pena de Ouro: Escrevendo Processos de Educar e Educar–se na Roda de Capoeira
Mestrado
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: Processos Educativos Decorrentes de Uma Práxis Dialógica em Construção
Doutorado
Fútbol Callejero: Processos Educativos Decorrentes de Uma Motricidade Emergente
Mestrado
Educação Pelo Lazer: a Perspectiva do Programa Curumim do Sesc Araraquara.
Mestrado
Educação das Relações étnico-raciais: Processos Educativos Decorrentes do Brincar na Educação Infantil
Mestrado
Educar e Educar-se na Diversidade: Uma Relação com as Danças das Culturas Populares no Brasil e em Moçambique
Mestrado
Epistemologia da Bicicleta : Processos Educativos Emergentes na Prática do Pedalar
Mestrado
A Cultura Corporal Indígena Kalapalo
Graduação
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Educação S Er Caiçara em Ilhabela : as Construções de Identidades nas Tensões Entre o Passado e o Presente
Mestrado
Compreensões de Trabalhadores em Transnacionais de São Carlos Acerca da Prática Social Lazer: Processos Educativos Envolvidos
Mestrado
Lutas e Brincadeiras: Processos Educativos Envolvidos na Prática de Lutar
Mestrado
Lazer e Processos Educativos : Mergulhos Culturais na Bacia do Salto
Mestrado
Etnomotricidade dos Povos Indígenas da Aldeia Umutina: Compreendendo e Educando Para as Relações étnico-raciais
Doutorado
Entre o ócio e o Negócio: Possibilidades de Desenvolvimento da Motricidade Escolar
Mestrado
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: Processos Educativos Decorrentes de Uma Práxis Dialógica em Construção
Mestrado
Motricidade Dialógica: Compartilhando a Construção do Conhecimento na Educação Física Escolar.
Graduação
Jogos de Origem ou Descendência Indígena e Africana na Educação Física Escolar : Educação Para e nas Relações étnico-raciais.
Nenhuma publicação

Artigos publicados em evento


O morro da cidade e a cidade do morro: as atividades físicas de aventura na natureza em Analândia
Vivências em atividades diversificadas de lazer: processos educativos dialógicos na perspectiva de participantes-egressos/as
Primeiros olhares acerca das percepções dos/as ministrantes de cursos de formação de mediadores/as.
O Jogo em Jogo : Suleando Sua Compreensão
Lazer e Educação Ambiental: Um Diálogo Possível no Cicloturismo
O Karatê-do Enquanto Conteúdo da Educação Física Escolar
Qualidade de Vida, Vida de Qualidade e Educação Física Escolar
Ação Pet-saúde na Usf-jardim Gonzaga: Percepção de Mudanças Entre os Participantes e Educadores
Estética da Catação: Processos Educativos na Coleta Solidária de Recicláveis
Aikidô e Dialogicidade: Um Possível Caminho de Sabedoria
Programa Biciudadanía Para Ambientes Escolares: Relato de Experiencia de dos Intervenciones
Con-vivências na Van: Processos Educativos Emergentes
Ciclismo Urbano: o Des-velar da Experiência de Cicloativistas da Cidade de São Paulo, Brasil
Aventura em Jogo: Processos Educativos Envolvidos na Prática do Mergulho no Rio Jacaré Pepira de Brotas
O Morro da Cidade e a Cidade do Morro: Aventura, Turismo e Lazer em Analândia
Convivendo com a Inclusão Social: Práticas Corporais Lúdicas Adaptadas e Seus Processos Educativos
Motricidades Ausentes e o Mito da Modernidade: Reflexões Acerca do Falso Anacronismo Imposto Ao Uso da Bicicleta Como Transporte na Contemporaneidade
Brincando e Aprendendo Capoeira no Projeto Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer Mais Que Futebol

TAGs Relacionadas

Artes Marciais Atividades Físicas Atividades Lúdicas Atividades de Lazer Bicicletas Budô Capoeira Ciclismo Cultura Currículo Decolonialidade Deficiência Educação Educação Ambiental Educação Física Educação Física Escolar Escalada Esportes de Aventura Extensão Universitária Fotografia Futebol Fútbol Callejero Gênero Inclusão Jogos Jogos Recreativos Karatê Lazer Lutas Mediação Mobilidade Urbana Motricidade Motricidade Humana Natureza Pedagogia Políticas Públicas Profissão Projeto Inteligência Esportiva Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Qualidade de Vida Recreação Regulamentação Saúde Trabalho Turismo Violência

Autores Relacionados

Fábio Ricardo Mizuno Lemos Clayton da Silva Carmo Denise Aparecida Corrêa Leandro Dri Manfiolete Troncoso Nathan Raphael Varotto Rodolfo Franco Puttini Edson Aparecido Colloca Matheus Oliveira Santos Sergio Alejandro Toro Arévalo Miriã Martins de Brito Glauco Nunes Souto Ramos Alexandre Janotta Drigo Ana Lucia Cortegoso Victor Lage Robson Amaral da Silva Helion Massami Iza Engels Câmara Clayton da S. Carmo Kazuo Kawano Nagamine Clovis Claudino Bento Mey de Abreu Van Munster Cláudia Foganholi Maurício Mendes Belmonte G. A. Oliveira L. C. Fábis Gilmar Araujo de Oliveira Sandra Soledad Troncoso Robles Dri Manfiolete Thais Fernandes Costa Aline de Souza Denzin Janaína de Freitas Munhoz Vanderlei Balbino da Costa Paulo César de Souza Marcos Diego de Oliveira Dunk Conrado Marques da Silva de Checchi Andréia Cordeiro Mecca Raphael F. Salomão Suzana M. M. Silva Jonas Casola Olivetti Samuel Feliciano Pereira Lia Casare Lopes Leonardo Sampaio de Souza Érica Vecchia Janaina Munhoz