Sobre
De conversa em conversa, as reflexões surgem, se ampliam, se deslocam e viram projetos. Nossas vidas são estruturadas em formatos subsidiados pela ótica do trabalho e, em especial, pela constituição acadêmica. Nossas ações são, certamente e sobretudo, reflexo das nossas decisões, posicionamentos e enfrentamentos cotidianos. Em cada espaço escrito, estão descritos os rastros da história pessoal de cada um dos participantes deste livro. Do imaginário ao real, a constituição das reflexões foram traçadas pela compreensão de mundo acurada na concepção acadêmica que se formaliza e prescreve o universo dinâmico do pensamento de um grupo de colegas que se conheceram, na sua maioria, em meados de 1997, no Grupo de Trabalho Temático Educação Física para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Sumário
-
O ser e o fazer na educação física: Reflexões acerca do processo de inclusão escolar
Por Graciele Massoli Rodrigues
Página
13 -
Página
31 -
Compreendendo a in/exclusão no contexto da educação física escolar
Por José Francisco Chicon
Página
69 -
A educação física escolar frente aos desafios da educação inclusiva
Por Elvio Marcos Boato
Página
107 -
Página
143 -
A educação física na escola e a inclusão: o que dizem os professores?
Por Atos Prinz Falkenbach Verônica Werle Greice Drexsler
Página
159 -
A auto percepção de alunos/as com necessidades especiais no cotidiano das aulas de educação física escolar: tecendo redes pelas malhas das experiências instituintes
Por Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Página
181