Sobre
O direito à educação universalizada é defendido por todas e todos, pelo mundo afora. Também nos parece ser senso comum defender uma educação de qualidade, por mais que o tema seja bastante controverso. O que é qualidade na educação? Pesquisas no campo educacional são realizadas em todas as partes do mundo, sempre em busca de compreender como as pessoas aprendem e como é possível ensiná-las. São diversas as concepções de educação que, ao longo da história, foram desenvolvidas com esse propósito. O desafio é enorme e, por conta da complexidade da questão, não conseguimos vislumbrar uma solução única para a problemática. Pensar a educação – e a escola, em particular – é muito mais, muito mais mesmo! –, do que pensar apenas nas teorias educacionais. Elas são importantes, mas temos certeza de que sozinhas não dão conta do tamanho e da complexidade do desafio.
Sumário
-
Apresentação
Por Bianca Santana Carolina Rossini Nelson de Luca Pretto
Página
9 -
Página
17 -
Rea: o Debate em Política Pública e as Oportunidades Para o Mercado
Por Carolina Rossini Cristiana Gonzalez
Página
37 -
Educação Aberta: Histórico, Práticas e o Contexto dos Recursos Educacionais Abertos
Por Andreia Inamorato dos Santos
Página
71 -
Professores-autores em Rede
Por Nelson de Luca Pretto
Página
91 -
Formatos Abertos
Por Sergio Amadeu da Silveira
Página
109 -
Rea na Educação Básica: a Colaboração Como Estratégia de Enriquecimento dos Processos de Ensino-aprendizagem
Por Lilian Starobinas
Página
121 -
Materiais Didáticos Digitais e Recursos Educacionais Abertos
Por Bianca Santana
Página
133 -
Aberturas e Rupturas na Formação de Professores
Por Priscila Gonsales
Página
143 -
Recursos Educacionais Abertos na Aprendizagem Informal e no Autodidatismo
Por Rafael Reinehr
Página
153 -
Wikimedia Brasil e Recursos Educacionais Abertos
Por Heloisa Pait Everton Zanella Alvarenga Raul Campos Nascimento
Página
177 -
Produção de Rea Apoiada Por Mooc
Por Marcelo Akira Inuzuka Rafael Teixeira Duarte
Página
193 -
Equilíbrio entre os direitos autorais e as necessidades da educação - Paulo Darcie entrevista Paulo Teixeira
Por Paulo Teixeira Paulo Darcie
Página
221 -
Uma política estadual de REA para beneficiar professores, alunos e o poder público - Paulo Darcie entrevista Simão Pedro
Por Paulo Darcie Simão Pedro
Página
225 -
A Experiência Pioneira do Município de São Paulo - Paulo Darcie Entrevista Alexandre Schneider
Por Paulo Darcie Alexandre Schneider
Página
229 -
Projeto Folhas e Livro Didático Público - Paulo Darcie entrevista Mary Lane Hutner
Por Paulo Darcie Mary Lane Hutner
Página
235 -
A Experiência REA em Um Colégio Tradicional da Cidade de São Paulo - Paulo Darcie Entrevista Valdenice Minatel e Verônica Cannata
Por Paulo Darcie Valdenice Minatel Verônica Cannata
Página
239