Atividade:

Pisei pela primeira vez em solo brasileiro em  1983. Foi convidado pela Universidade Federal de Santa Maria como Prof. visitante para instalar um Curso de Mestrado em ciências de esporte com a especialidade de pedagogia do esporte. Santa Maria foi o ponto de partida para a extensão de minhas atividades a diversas outras universidades brasileiras nos  29 anos seguintes. Nos últimos anos ensinei na UFBA, onde desenvolvi junto com a Profa. Dra. Celi Taffarel e outros colegas e estudantes uma proposta curricular para a formação dos estudantes da educação física nos cursos da licenciatura. Dia 27 de agosto a UFBA vai me oferecer o título de um Professor honorífico. Ainda este ano vou lecionar nos cursos da educação física na UFBA como Prof. visitante de curto prazo. Tenho planejado continuar trabalhar na UFBA como Prof. Visitante nos proximos dois anos (2013; 2014). O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) sinalizou sua disposição de continuar com o financiamento deste projeito. Especialmente para 2014 estou planejando um seminário sobre o tema “Reflexções didáticas críticas sobre o futebol nas aulas de educação física nas escolas” por motívo da copa mundial de futebol no Brasil.

Experiência Profissional:

1. Formação na escola e na universidade
a) Mestrado na ciência do esporte na universidade de Kassel em 1976
b) Mestrado na ciência política na universidade de Kassel em 1976
c) Mestrado em filosofia na universidade de Kassel em 1976
d) Doutorado na ciência do esporte na universidade de Kassel em junho 1981

2. Carreira na universidade
a) Professor adjunto na Universidade de Kassel de novembro 1978 até janeiro 1982
b) Professor adjunto na Universidade de Braunschweig de fevereiro 1982 até julho 1984
c) Professor visitante na Universidade Federal de Santa Maria/Brasil de agosto 1984 até agosto 1986
d) Professor titular na Universidade de Lüneburg de setembro 1986 até março 1992
e)  Professor titular na Universidade de Vechta de abril 1992 até agosto 2000
f)  Professor titular na Universidade de Braunschweig desde setembro 2000; Direitor do instituto da ciência do esporte e da pedagogia do movimento.

3. Núcleos de trabalho
a)  Pedagogia de escola: escola em movimento;
b)  Pedagogia do movimento;
c)  Pedagogia e didática da Educação  Física escolar;
d)  Desenvolvimento motriz no decurso de vida

4. Cooperaçoes com universidades brasileiras como prof. visitante
a) Universidade Federal de Santa Maria (1983-1986; 2000)
b) Universidade Federal de Pernambuco  (1986; 1987; 1988)
c) Universidade Federal de Campinas (1989)
d) Universidade Estadual de Maringá (1989; 1990; 2004, 2010)
e) Universidade Federal de Alagoas (1989; 2004 2010 ate 2011)
f) Universidade Federal de Santa Catarina (2004)
g) Universidade Federal de Uberlandia (2008)
h) Universidade Federal de Bahia (2005 ate 2012)
i) Universidade Federal de Rio Grande de Norte (2009, 2010, 2011)
j) Universidade Federal de Sergipe (2009 ate 2011)
k)Universidade Federal de Bahia (2012 ate 2014) – Prof. visitante de curto prazo – um projeito entre o DAAD e a UFBA

Movimento – Revista da UFRS.
Revista Kinesis da Universidade Federal de Santa Maria
Revista da Educação Física/ UEM, Maringá.
Revista Educação/ UFBA, Salvador

Interesse:

Educação Física

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


Concepções e implicações didáticas: homem, movimento e educação
Uma conversa com reiner hildebrandt-stramann Quarenta anos de parceria com a educação física brasileira
Reflexões didáticas sobre a configuração dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos girar e saltar em curso de formação de professores de educação física
40 anos de experiências e vivências com a Educação Física brasileira - uma retroperspectiva biográfica em episódios
Familiaridade e estranhamento: O método etnográfico na formação inicial de estudantes de educação física
Familiaridade e estranhamento: O método etnográfico na formação inicial de estudantes de educação física
Uma Proposta Baseada em Valores, Atitudes e Práticas Para o Ensino Inclusivo Ampliado na Educação Física
A Educação Física Como Disciplina Escolar: Reflexões Sobre a Disciplinaridade no Ensino Escolar
A Formação do Professor de Educação Física: da Didática das Disciplinas Ao Conhecimento do Ensino
Pedagogia de Movimento : Reflexões Sobre a Formação Universitária dos Estudantes da Educação Física no Brasil
Ação Dialógica na Educação Física: Considerações Educacionais Teóricas e Pedagógicas de Movimento
O Currículo na Formação dos Estudantes de Educação Física na Alemanha- o Exemplo do Departamento de Educação Física da Universidade Técnica de Braunschweig
Equilibrar - Um Tema Fundamental Para o Ensino na Educação Física
Pensar e Agir Como Princípio Didático Fundamental e Básico Para Um Processo de Aprendizagem Escolar
O Currículo na Formação dos Estudantes de Educação Física na Alemanha- o Exemplo do Departamento de Educação Física da Universidade Técnica de Braunschweig
Ciência do Esporte como Ciência Social Crítica
Uma Nova Concepção do Currículo na Formação de Professores de Educação Física em Salvador-BA
A Poética dos Gestos dos Jogadores
Saber Treinar a Si Mesmo: Porque e Como Devemos Ensinar Treinamento nas Aulas de Educação Física
O Esporte Como Fenômeno Social e a Análise Critica do Esporte
Reflexões Pedagógicas Sobre Currículo Eu Educação Física
A Formação de Professores de Educação Física Escolar e Aulas de Educação Física no Brasil - Sob o Ponto de Vista Alemão
Configuração Pedagógica do Movimento Esportivo no Ensino da Educação Física Escolar
O Conteúdo Esportivo na Educação Física Escolar
Postura Para Uma Nova Fase da Vida
A Necessidade de Mudança Metodológica no Ensino da Educação Física
Experiência: Uma Categoria Central na Teoria Didática das Aulas Abertas
O Conteúdo Esportivo na Educação Física Escolar
Configuração Pedagógica do Movimento Esportivo no Ensino da Educação Física Escolar.

TAGs Relacionadas

Alemanha Aprendizagem Brasil Ciência Comunicação Corpo Criança Currículo Dança Didática Educação Física Educação Física Escolar Ensino Escola Estudantes Experiência Formação Profissional Formação de Professores Inclusão Jogos LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Licenciatura Metodologia Movimento Pedagogia Psicologia Salto Treinamento

Autores Relacionados

Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira Marli Hatje Luciana Erina Palma Celi Nelza Zulke Taffarel Elenor Kunz Katia Brandão Cavalcanti Pierre Normando Gomes-da-Silva Heicke B Beckmann Murilo Moraes Oliveira