Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia desde 2021. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais das áreas da Educação e Educação Física, tais como: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional), Revista de Educação Popular (UFU), Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade (UFBA), Retos (FEADEF), Revista Cocar (UEPA), Revista Interritórios (UFPE), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (UNB), Corpoconsciência (UFMT), Cadernos de Formação RBCE (CBCE) e Pro-Posições (UNICAMP). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações e estudos nas áreas da Educação Física e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


As Artes Marciais Mistas como tema da produção de conhecimento na Educação Física e Humanidades
Tradição e modernidade na Luta Marajoara
Por uma comunidade epistêmica da Luta Marajoara
Práticas corporais e intervenção profissional em Educação Física aproximações com o campo escolar
Educação Física escolar e legitimidade: reflexões a partir de ações de professores do ensino médio
Do modelo clássico de esportivização ao caso do MMA implicações para a Educação Física escolar
Contribuições de Paulo Freire para a Educação Física escolar
Privatização da formação docente em educação física desde meados da segunda década do século XXI: hegemonia do capital e da modalidade EAD
Pedagogia do esporte Indicativos para a prática de ensino do futsal
Reflexões para o ensino da dança a partir da experiência com o forró e brega no ensino médio
Pedagogia do esporte indicativos para a prática de ensino do futsal
A Escola Sem Corpo: Considerações Acerca da Crise de Legitimidade da Educação Física
Lutas no Ensino Médio: Conhecimento e Ensino
Práticas Corporais e Educação Física Escolar: Sentidos e Finalidades
Em Busca da Mediação Entre as Pedagogias Críticas do Esporte da Educação Física Escolar
Ginástica e Pedagogia Histórico-crítica
O Jogo nas Aulas de Educação Física na Educação Infantil: do Interesse Pedagógico da Educação Física à Produção de Compreensão das Crianças
Educação Física e História: Entre Ciências e Crises

TAGs Relacionadas

Artes Marciais Atividade Física BNCC Ciência Conhecimento Corpo Dança; Forró e Brega; Ensino Médio EAD Educação Educação Básica Educação Física Educação Física Escolar Educação Infantil Ensino Infantil Ensino Médio Envelhecimento Escola Esportivização Formação Formação de Professores Ginástica Hegemônia Idosos Jogos Luta Mixed Martial Arts - MMA Paulo Freire Pedagogia Pedagogia Histórico-crítica Pedagogia do Esporte Professor Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Práticas Corporais Tradição

Autores Relacionados

Carlos Nazareno Ferreira Borges Osvaldo Galdino dos Santos Júnior Rogério Gonçalves de Freitas Carlos Afonso Ferreira dos Santos Alice Pequeno de Brito Jakeline de Souza Pinheiro Milena Vasconcelos Medeiros Victória Baía Pinto Gabriel Pereira Paes Neto Welison Alan Gonçalves Andrade Julio Cesar da Silva Cardoso Fábio José Cardias-Gomes Alexandre Fernandez Vaz Marcos Renan Freitas de Oliveira Meriane Conceição Paiva Abreu Leandro Henrique Cruz Silva Letícia de Jesus Lima Alder Sousa Dias Luciana Rocha Magalhães Paiva Gustavo Henrique Oliveira Costa Jonas Gomes Pinheiro Raphael Farias da Costa Ilana Maria Lima da Silva Carlos Victor Souza Elaine Cristina Monteiro Pinheiro Gabriel Paes Neto Harrison de Souza Bezerra Osvaldo Galdino dos Santos Júnior Diliane do Socorro Maciel Ferreira Lennon Oliveira Pereira do Vale