Sobre
APRESENTAÇÃO
O objetivo deste livro é fornecer elementos para compreensão do desenvolvimento histórico na realização do mais importante evento acadêmico da recreação e do lazer, no país, o Encontro Nacional de Recreação e Lazer, ENAREL, congregando pesquisadores, professores, animadores socioculturais e gestores da área.
A proposta está sendo efetivada uma vez que o evento já possui vinte e uma edições, e nunca teve uma organização responsável pelas edições, especialmente criada, como Associações ou Grupos, mas sim uma rede de profissionais do esporte recreativo e do lazer, que faz o evento ocorrer anualmente, com apoio logístico e acadêmico de órgãos de cada cidade sede, eleita a partir de propostas analisadas pela plenária das edições anteriores.
Quando o ENAREL teve seu início tratava-se de processo inéditonda realização de eventos, no país, não só na área da recreação e do lazer, mas em geral. Essa rede, e não uma organização constitui o processo de realização escolhido por seus participantes, embora muitas vezes já tenha sido discutida a formação de uma Associação formal, ou a ligação a uma já existente.
O livro procura registrar o processo de construção do ENAREL, seus pioneiros, suas edições em termos de temáticas e contribuições originais para a área, como envolvimento pedagógico de estudantes, início da sistematização de trabalhos acadêmicos da área, seus Anais, etc.
Por isso, como organizadores, fizemos uma pesquisa junto aos realizadores de cada uma das edições do evento. Todos eles, felizmente atenderam ao nosso convite, e também fizeram investigações, em seus arquivos pessoais e nas suas memórias.
Além dos capítulos sobre cada edição do evento, o livro é composto por uma análise do processo histórico de construção do ENAREL, do seu legado, a partir de depoimentos de pioneiros, professores, acadêmicos, pesquisadores profissionais em geral e animadores socioculturais, sobre as contribuições do evento nas diversas áreas, e dos seus desafios, a serem enfrentados nas próximas edições do evento.
Temos certeza, que com a ajuda de todos os participantes do livro, organizamos uma obra, que resgata, não só informações, sobre o desenvolvimento do ENAREL, na sua maioridade (21 edições já realizadas), mas sobretudo a emoção presente em cada uma das contribuições, desse evento que é sério, contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento histórico da área da Recreação e do Lazer, no país e fora dele, mas não é sisudo, uma vez que como o próprio nome diz, cada edição é um Encontro, ou “encontros”, que respeitam as diferenças teóricas e metodológicas dos participantes, e os diversos segmentos de profissionais da área, em clima de descontração e alegria.
Hélder Ferreira Isayama
Nelson Carvalho Marcellino
Organizadores
Primavera de 2010
Sumário
-
Página
4 -
Página
8 -
Página
11 -
Relendo o Nascer do ENAREL
Por Antônio Carlos Bramante Leila Mirtes Magalhães Pinto
Página
23 -
Página
31 -
IV Encontro Nacional de Recreação e Lazer - Rio de Janeiro
Por Solange Lima Ferreira Nelson Carvalho Marcellino
Página
45 -
Página
49 -
VII ENAREL - Lazer: ócio ou Negócio
Por Rose Jarocki Pedro Ivo da Silveira
Página
53 -
VIII ENAREL: Encontro Nacional de Recreação e Lazer: Porto Alegre - 70 Anos de Recreação Pública
Por Rejane Penna Rodrigues Gilmar Tondin
Página
61 -
IX ENAREL- a Diversidade Cultural no Lazer: a Experiência de Belo Horizonte
Por Patrícia Zingoni Christianne Luce Gomes Leila Mirtes Santos M. Pinto
Página
79 -
Página
93 -
Página
103 -
Página
107 -
Página
117 -
O XIV ENAREL de Santa Cruz do Sul - RS - Lazer: Desenvolvimento Regional e Estilo de Vida
Por Ademir Muller Miria Suzana Burgos Gilmar Fernando Weiss
Página
131 -
Lazer e Trabalho: Novos Significados na Sociedade Contemporânea
Por Eduardo Tadeu Costa Ricardo Ricci Uvinha
Página
143 -
XVI ENAREL- Salvador, 2004
Por Ana Rosa da Rosa Fonseca
Página
161 -
Página
177 -
Página
189 -
XIX Enarel - Refletindo Sobre o Espaço, Tempo e Atitude na Recreação, no Esporte e no Lazer
Por Katharine Ninive Pinto Silva Jamerson Antônio de Almeida da Silva
Página
211 -
Página
230 -
XXI Enarel - Lazer e Diversidade
Por Alcyane Marinho Michele de Souza Geraldo Campos
Página
245 -
Página
255 -
Página
267