Participação na educação física escolar e prática de atividade física na fase adulta em servidores de uma universidade pública Do Rio De Janeiro
Por
Lucas Raphael de Medeiros Souza
e
Aldair José de Oliveira
Educação física escolar e o nexo entre kunz e freire: o ensino dialógico-problematizador
Por
Hadamo Fernandes de Souza
e
Jonatas Maia da Costa
Ginástica Geral para Todos: Possibilidades pedagógicas para a Educação Física escolar
Por
Tiago Siqueira da Silva
e
Valéria Nascimento Lebeis Pires
Educação física e educação antirracista: reflexões, diálogos e possibilidades de intervenções em uma escola de ensino médio de Salvador- BA
Por
Aloisio dos Santos Oliveira
e
Christiane Freitas Luna
Avaliação em educação física na educação infantil à luz da pedagogia histórico crítica: um estudo sobre o sistema de avaliação vigente na cidade de Rio Claro (SP)
Por
Adriano Antônio Batista Lopes
e
Luciene Ferreira da Silva
Proposta de ensino para a prática do futebol no contexto da abordagem crítico-emancipatória
Por
José Fábio de Albuquerque Lima
Educação física escolar na pandemia: desafios de professores(as)
Por
Camila Mieli Moreira Ramos
Educação física escolar na pandemia: desafios de estudantes
Por
Jair Rocha de Oliveira
e
Fabiane Frota da Rocha Morgado
Memória de professores de educação física: narrativas sobre a experiência docente na escola municipal professor Pedro Guerra
Por
Nathalie Amancio Pereira da Silva Santos
e
Meily Assbú Linhales
Saúde e formação docente enquanto preocupações de professores
Por
Suelen Vcente Vieira
e
Jorge Both
Capoeira na Educação Fíisca Escolar: Ampliando Possibilidades Por Meio de Jogos e Brincadeiras
Por
Dejanny Martins de Brito
Níveis de coordenação motora de escolares do ensino fundamental anos finais: foco em um município da região do Alto Solimões
Por
Maria Leoneida Ferreira Inhuma
e
Lúcio Fernandes Ferreira
Sensibilidade crítica nas aulas de educação física escolar
Por
Raphaell Moreira Martins
,
Lucas Luan de Brito Cordeiro
e
Rodrigo do Vale dos Santos
Proposta participativa com estudantes do ensino médio para o enfrentamento de relações opressoras nas aulas de educação física
Por
Ana Paula Pereira
e
Heidi Jancer Ferreira
A educação física e as contrarreformas no ensino médio integrado na educação profissional técnica e tecnológica
Por
Eliene Lacerda Pereira
O ensino de educação física baseado no modelo de responsabilidade pessoal e social
Por
Camila Regina Soares da Silva
,
Camila Borges Ribeiro
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Educação física na educação infantil: da bncc à pedagogia histórico-crítica
Por
Tássia Bianca de Oliveira
e
Luciene Ferreira da Silva
Esporte Adaptado como oportunidade para inclusão: uma análise da atitude de professores e estudantes sobre a inclusão de crianças com deficiência no Ensino Fundamental I
Por
Marila Silveira Teixeira Welsch
O voleibol e os jogos/brincadeiras de bola com as mãos
Por
Fagner Silva Lucena
Uma proposta integrada para o bem-estar emocional em adolescentes escolares
Por
Taynara Poliana Gonçalves de Melo
e
João Francisco Lins Brayner Rangel Junior
A técnica klauss vianna para o ensino de dança na educação infantil
Por
Priscila Rosseto Costa
e
Flávio Soares Alves
Roundnet na educação física escolar: uma proposta pedagógica híbrida assentada nas proposições progressistas¨aguardando resumo
Por
Danilo Augusto Peres
e
Willer Soares Maffei
Pressupostos teóricos freirianos e o processo de construção coletiva de coreografias em gpt
Por
Aline Manetta Perticarati Fornazari Guerra
e
Andresa de Souza Ugaya
Conteúdos das aulas de educação física no ensino médio em uma escola estadual da cidade de Santos Dumont-Mg segundo o sexo dos estudantes
Por
Érika Aparecida Magela
,
Aline Colino Souza Ribeiro
,
Rita Afonso da Silva
e
Frederico Souzalima Caldocnelli Franco
Impacto de um Produto Educacional na Educação Física Escolar de Sergipe
Por
Fábio Fontes de Oliveira
e
Ana Rita Lorenzini
Planejamento integrado na educação infantil - a educação física em foco
Por
Talita Bernardo Sodré Esteves Daniel
e
Paula Cristina da Costa Silva
Bncc e o planejamento dos conteúdos de dança e lutas na educação física escolar
Por
Anne Nascimento Campos
,
Milena da Silva Lima
,
Camila Regina Soares da Silva
,
Joanna Las Casas
,
Elias da Silva
,
Valéria Nascimento Lebeis Pires
e
Ricardo Ruffoni
Teoria da autodeterminação na educação física escolar brasileira: uma revisão de escopo
Por
Thiago Claudino Momesso
,
Clara da Silva Borrego
,
Marcos Roberto Fortunato
,
Helder João Arce Lopes
e
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Danças populares na educação física escolar: proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental
Por
Daniela Bento-Soares
Educação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista
Por
Julio Cesar Gonçalves da Cruz
e
Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Validação de conteúdo de escala para análise do processo avaliativo na educação física escolar
Por
Helder João Arce Lopes
,
Thiago Claudino Momesso
,
Marcos Roberto Fortunato
e
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Sistematização das práticas educativas na educação infantil em consonância com a bncc: uma perspectiva do trabalho colaborativo
Por
Bruno José de Oliveira Ferreira
Comparação entre índice de massa corporal e força de membros superiores e inferiores em adolescentes escolares de ambos os sexos ABCD-Growth Study.
Por
Pedro Bertacine Neto
,
Tiago Galbiatti Nunes
,
Lucas Rios Cordeiro
,
Vinicius de Almeida Corrêa
,
Antonio Vinicius Riberiro de Oliveira
,
Antonio Carlos Goncalves Neto
,
Rafael Luiz de Marco
e
Rômulo Araújo Fernandes
A gamificação no ensino: um diálogo com a educação física escolar
Por
Allan Smith Lima e Lima
,
Jairo Silva de Araújo
,
Gabriel da Rocha Braga
e
Vinicius Cavalcante
A educação física nas perspectivas de formadores em países lusófonos: currículo, experiência e participação dos alunos
Por
Evando Carlos Moreira
,
Marcos Godoi
,
Pedro Antonio Pessula
e
Paula Batista
Sono no crescimento e desenvolvimento do adolescente: abcd-growth study
Por
Antonio Carlos Gonçalves Neto
,
Vinícius de Almeida Corrêa
,
Antonio Vinícius Ribeiro de Oliveira
,
Tiago Galbiatti Nunes
,
Pedro Bertacine Neto
,
Lucas Rios Cordeiro
,
Santiago Maillane Vanegas
e
Rômulo Araújo Fernandes
Crianças e adolescentes normopesos e obesas, estudo transversal: abcd growth study
Por
Vinícius de Almeida Corrêa
,
Antonio Vinícius Ribeiro de Oliveira
,
Antonio Carlos Gonçalves Neto
,
Tiago Galbiatti Nunes
,
Pedro Bertacine Neto
,
Lucas Rios Cordeiro
,
Santiago Maillane Vanegas
e
Rômulo Araújo Fernandes
Discutindo o tema desigualdade de gênero entre escolares
Por
Aline Fonseca Fioaravante
A importância da educação física escolar para adolescentes em conflito com a lei
Por
Carolina Barboza Farah
,
Thais Barbosa Passos
e
Arnaldo Sifuntes Leitão
Sistematização das rodas de conversa nas aulas de Educação Física no ensino fundamental anos finais numa perspectiva reflexiva, problematizadora e dialógica
Por
Samantha Lopes Gouveia
e
Luciana Venâncio
O Trato com o Conhecimento Esporte na Abordagem Crítico-Superadora: o ensino do futsal nas aulas de Educação Física
Por
Francigildo Gomes Silva
Aprendizagem colaborativa e significativa através de práticas corporais de aventura: uma experiência inovadora na educação física escolar
Por
Irismar Gonçalves Almeida da Encarnação
e
Matheus Santos Cerqueira
O ensino do conteúdo dança na escola estadual padre Luis ruas a partir da aplicabilidade do novo ensino médio e antigo ensino médio: um relato de experiência
Por
Kayth Anne Sousa Nascimento Andrade
,
Lúcio Ferreira Fernandes
e
Lionela da Silva Corrêa
O desejo de elaboração coletiva do currículo de educação física pelos professores da rede municipal de ensino de Sobral (CE)
Por
Francisco Junielison Correia Lopes
,
Jorlany Pereira da Silva
,
Luciana Venâncio
e
Luiz Sanches Neto
Aulas de educação física na pandemia da covid-19 através do ensino remoto: um relato de experiência
Por
Conrado Serrado de Almeida
,
Regina Moreira Serrado de Almeida
e
Matheus Santos Cerqueira
Método de ensino games centered approach: superando o afastamento dos estudantes nas práticas corporais
Por
Madson Marcondes Rocha
e
João Francisco Lins Brayner Rangel Júnior
Promovendo o fair play através do ultimate frisbee: um relato de experiência em uma escola estadual de Rondonópolis, Mato Grosso
Por
Diogo Diedrich Lemes Grellmann
e
Isabel Porto Filgueiras
Documentos curriculares orientadores e a sistematização dos conteúdos da disciplina educação física na rede estadual de ensino do território médio sudoeste baiano
Por
Pablo Amaral Porto
e
César Pimentel Figueirêdo Primo
Os jogos cooperativos como ferramenta de inclusão e do combate ao bullying nas aulas de educação física: um relato de experiência
Por
Camila da Costa Oliveira Odon
e
Tadeu João Ribeiro Baptista
Ginástica no contexto escolar
Por
Ana Rodrigues Freitas Moura
e
Lionela da Silva Correa
Atletismo e conexões com a educação ambiental a partir de materiais recicláveis nos espaços alternativos do contexto escolar
Por
Heres Wandame Albuquerque dos Santos
e
João Luiz da Costa Barros
O trato com o conhecimento esporte na abordagem crítico-superadora: o ensino do futsal nas aulas de educação física
Por
Francigildo Gomes Silva
O planejamento participativo na educação física escolar
Por
Emanuel Wescley Sousa dos Santos
,
Luis Fernando Muniz Gomes
e
Luciano Nascimento Corsino
Aventura nas alturas: um pesquisa colaborativa de intervenção com as práticas corporais de aventura na educação infantil
Por
Stéphane Mariane Ribeiro
e
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão
Voando alto: o uso da serragem para a iniciação das provas de salto no atletismo escolar
Por
Romário Rodrigues de Oliveira
e
Lúcio Fernandes Ferreira
Linguagens e educação integral: análise e reflexão das práticas pedagógicas dos professores das oficinas de uma escola de tempo integral na perspectiva de linguagens
Por
Fabiana Meneguci Godoy
e
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão
Projeto "elas mudaram o mundo": relato de uma experiência pela equidade de gênero na escola
Por
Paola Amorim Branquinho
e
Osmar Moreira de Souza Júnior
Ensino de dança no proef: nossas experiências compartilhadas na universidade de Pernambuco
Por
Lívia Tenorio Brasileiro
Percepção docente sobre jogos eletrônicos integrados à educação física escolar: relato de experiência
Por
Jefferson Martins de Sousa
A bicicleta como prática pedagógica na educação física: uma intervenção no ensino fundamental
Por
Fagner José Passos
e
Arnaldo Sifuentes Leitão
Esportes de invasão como tema gerador para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Por
Adair Vieira de Almeida
e
Cleverton José Farias de Souza
Pedesaci: projeto educacional de desenvolvimento dos eixos social, ambiental e corporal na infância
Por
Fabricio Gregorio
Projeto ser, estar, pertencer, revolucionar: uma experiência pedagógica de combate ao bullying nas aulas de educação física.
Por
Valério Alexandre Souto dos Santos
e
Arnaldo Sifuntes Leitão
O círculo de cultura, os temas geradores e a Educação Física Escolar: Possibilidades freireana para a EJA com a Educação Física Escolar
Por
Tarcizo Alves de Sales Neto
e
Luciana Venâncio
Os projetos esportivos extensionistas como porta de acesso de jovens catuenses em situação de vulnerabilidade social ao If Baiano
Por
Fernanda Caroline Cerqueira Palmeira
A aprendizagem cooperativa no combate ao afastamento dos estudantes nas aulas de educação física: relato de experiência em uma turma de ensino médio
Por
Abraão Diego Gomes Gonzaga
Epigenética na escola : a influência da educação física escolar e a atividade física na epigenética
Por
Glenda Isabelle Palhano Queiroz
,
Sheila Moura Amaral
e
Gustavo Queiroz Raposo
Futsal misto na escola: uma vivência em ambiente competitivo
Por
Yan Luis Barros Duarte
e
Daurimar Pinheiro Leão
Concepções da Educação Física Inclusiva para aluno cadeirante (Tetraplégico): um relato de experiência em uma escola regular
Por
Thiago Lopes de Oliveira
e
Lúcio Fernandes Ferreira
Dançantes: um relato de experiência da dança de salão no ensino fundamental
Por
Vanessa de Melo Norberto Perdigão
,
Renata Batista dos Santos Pinheiro
,
Luciano Varela Bezerra
,
Gildeene Silva Farias
e
Antônia Alessandra Lima Moraes
Circulando saberes: uma experiência coletiva para o compatilhamento de conhecimentos
Por
Andresa de Souza Ugaya
,
Aline Manetta Perticarati Fornazari Guerra
,
Fernanda Assunção Pereira
,
Rafael Raposo Santana
e
Rodrigo Balieiro Figueiredo Villac
O brincar e se-movimentar como elemento teórico-metodológico para educação física na educação infantil
Por
Wanderson Barcellos
Educação física na natureza: um relato de experiência no coração da Amazônia
Por
Adriane de Andrade Costa Tavares
,
Carla Raphaela Figueira da Silva
,
Lionela da Silva Corrêa
e
Victor José Machado de Oliveira
Alfaginasticando: a educação física contribuindo no processo de ensino-aprendizagem
Por
Jaqueline Lima de Souza
e
Ida de Fátima de Castro Amorim
Circulando saberes: um relato de experiência
Por
Aline Manetta Perticarati Fornazari Guerra
Do funk à parintins: um relato de experiência da dança na escola
Por
Virginia Carvalhal da Silva
,
Ricardo Ruffoni
,
Valéria Nascimento Lebeis Pires
,
Gabrielly Pereira Barbosa
e
Rodrigo da Rocha
Africanidades: possibilidades pedagógicas para a valorização das culturas de matrizes africanas na educação física escolar - da teoria a prática.
Por
Leandro Medeiros
,
Conrado Fernandes Ribeiro
e
Alan Rogério de Almeida
O desenvolvimento socioemocional no componente curricular educação física
Por
Nathalia Lima Fornazieri
e
Augusto Cesinando de Carvalho
Festival de cultura corporal e artística da ete professor lucilo ávila pessoa: estratégia pedagógica a partir da abordagem crítico superadora para o trato da educação física escolar no ensino médio.
Por
Antonino Antonino Fernandes da Silva Junior
,
Ana Karina Andrade Lima Botelho
,
Lucélia Cintia Cardoso Feliciano
e
Victória Felicia Gualberto de Lima Silva
"Entre a sala e a quadra: representações sociais de professores sobre a prática pedagógica em educação física no ensino médio"
Por
Patricia Schettine Paiva Rocha
,
Roberto Gondim Pires
e
Alan de Aquino Rocha
O trato com a dança popular no festival de cultura junina pernambucana da escola professor sálvio santos farias: um relato de experiência
Por
Ana Karina Andrade Lima Botelho
,
Antonino Fernandes da Silva Junior
,
Erika Suruagy assis de Figueiredo
,
Lucélia Cintia Cardoso Feliciano
e
Victória Felícia Gualberto de Lima Silva
Professor ganhando o mundo: aproximações entre a educação de ontário-ca e a do estado do Paraná
Por
Hiderson Marciano
Rompendo os muros da escola: atividade de saída pedagógica dos educandos da escola de educação infantil emei crescer e aprender para o parque bem-te-vi em carapicuípa.
Por
Luiz Henrique do Nascimento Assis
O jogo como elemento da cultura no ensino médio integrado: uma prática político-pedagógica libertadora e antirracista
Por
Juliana Elói Pires
Musculação nas aulas de educação física no ensino médio: uma proposta didático-metodológica para além do saber fazer
Por
Marilene Rodrigues de Sousa
,
Joenice da Conceição Silva
,
Suelma Oliveira Campos
,
Fabíola Pacheco dos Santos Mendes Coelho
,
Ângela Carla Cruz Vieira dos Santos
,
Felix James Guimarães da Silva
,
Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses
e
Fábio Soares da Costa
Festival de cultura corporal e artística da ete professor lucilo ávila pessoa: estratégia pedagógica a partir da abordagem crítico superadora para o trato da educação física escolar no ensino médio.
Por
Antonino Fernandes da Silva Junior
,
Ana Karina Andrade Lima Botelho
,
Lucélia Cintia Cardoso. Feliciano
e
Victória Felício Santos
Relato de experiência: desconstruindo desigualdades e despertando o interesse através do ultimate frisbee
Por
Roberto Gondim Pires
,
Ana Paula Ferreira dos Santos Lordelo
e
Liamara Freitas da Fé Martela
Intervenção pedagógica em esportes de rede/parede durante o mestrado profissional em educação física (proef): um relato de experiência
Por
Elias da Silva
,
Joanna Las Casas
,
Anne Nascimento Campos
,
Rodrigo da Rocha
,
Camila Regina Soares da Silva
,
Aldair José de Oliveira
e
Ricardo Ruffoni
Desinvestimento pedagógico na educação física: reflexões e desafios
Por
Ana Paula Ferreira dos Santos Lordelo
,
Liamara Freitas da Fé Marteld
e
Roberto Gondim Pires
Tematização da ciranda: uma experiência com o circuito dançante no proef/ufrrj
Por
Milena da Silva Lima
,
Joanna Las Casas
,
Milton Felisberto Ribeiro Junior
,
Elias da Silva
,
Saulo Oliveira
,
Mônica Silva Ferreira
e
Valéria Nascimento Lebeis Pires
Proef - iefe/ufal: contribuições na formação profissional em educação física escolar com ênfase na inclusão
Por
Viviane Nunes Sarmento
,
Soraya Dayanna Guimarães Santos
e
Neiza de Lourdes Frederico Fumes
Jogos e brincadeiras africanos e afro-brasileiros aplicados às aulas de educação Física para construção de uma identidade etnico-racial negra positiva
Por
Marcela Cristina Marcelino da Silva
e
Carlos Magno Amaral Costa
"Lampions" league: uma possibilidade avaliativa da vivência do futebol no ambiente escolar
Por
Elisangela Batista de Souza
Praticando atletismo com jogos e brincadeiras no contexto escolar amazônico: um relato de experiência
Por
Deucivan Almeida Souza
,
Cristina Matos de Alfaia
e
Roseane Oliveira do Nascimento
Construção das aulas de práticas corporais de aventura na natureza, utilizando o planejamento participativo, em uma escola da zona rural de Toritama – PE
Por
Alexsandro Jose da Silva
,
João Francisco Lins
e
Brayner Rangel Junior
A introdução e desenvolvimento do goalball nas aulas de educação física no município de Francisco Morato
Por
Leonardo Yoshizato Silva
e
Maria Aparecida Bisetto
A cultura corporal do movimento no período pandêmico: uma análise a partir do feedback dos estudantes
Por
Washington Luiz Venancio
,
Aline Cordeiro dos Santos
e
Maria Candida Soares Del-Masso
A mobilização das práticas corporais a partir de jogos de matrizes africana no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil
Por
Aline Cordeiro dos Santos
e
Maria Candida Soares Del-Masso
A insuficiência de recursos como fator limitante na prática pedagógica do professor de educação física: relato de experência
Por
Francisco Felipe Gomes Feitoza
e
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
Reestruturação de um plano de aula em educação física escolar: uma análise autoetnográfica.
Por
Cristian Santos Felix
,
Nair Correia Salgado de Azevedo
e
Luiz Rogério Romero
O feminino no esporte: uma sequência didática para o ensino fundamental
Por
Flávio Azevedo Gava
e
Ueberson Ribeiro Almeida
Linguagem e educação física em documentos curriculares oficiais: uma revisão sistemática em periódicos
Por
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão
,
Mauro Betti
,
Marcos Roberto So
,
Isadora Carolina Monteiro Santos
,
Liliane Aparecida de Freitas
e
Leandro Gouvea Vidal
Desigualdades nas relações de gênero e a percepção de estudantes sobre essa problemática: um relato de experiência em escolas públicas da cidade De João Pessoa - PB
Por
Karla Danielle Silveira Lima
,
Ana Laura Torres de Carvalho
,
Fátima Valeska de Freitas Formiga
e
Estéffane Mendonça Dantas
A promoção da saúde nas aulas de educação física escolar: um relato de experiência
Por
Maria Heloise Silva dos Santos
Professores(as) da primeira turma do proef/ufal e suas infâncias interioranas
Por
Ednaldo Luiz da Silva
,
Gizelma Epifânio Barros
,
Jilvania Santana dos Santos
,
Jefferson Ferreira de Moura Pereira
,
Thais de Vasconcelos Bispo
e
Miraíra Noal Manfroi
Utilização do espaço escolar para orientações de primeiros socorros
Por
Katy Karla Silva Jaqtinon
,
Cleverton José Farias de Souza
e
Lúcio Fernandes Ferreira
Confecção de uma tela transparente para as aulas de educação física no trabalho com a consciência corporal: um relato de experiência
Por
Mirian Lie Hamada
e
Patricia Garcia Marques
Participação e inclusão das meninas nas aulas de educação física dos alunos do pibid/unesp
Por
Kainara da Silva Coqueiro
,
Kainara Coqueiro
,
Lucas Moralez
,
Luiza Mangaba
e
Isabela Vizoni Willer Maffei
Esportes com rede e raquete como meio de promoção de acessibilidade e igualdade de gênero
Por
Luiza de Souza Mangaba
,
Isabela Cristina Vizoni
,
Kainara da Silva Coqueiro
,
Lucas Pimentel Moralez
e
Willer Soares Maffei
Trilha olímpica jg 2024 - uma jornada gamificada
Por
Vanessa Mandaj Alvares
e
Willer Soares Maffei
Meninas adolescentes no Esporte Escolar: Relato de experiência com Basquetebol feminino no Colégio Estadual Professor Edson Carneiro
Por
Marielson Nascimento Alves
Desafios cotidianos, lições aprendidas: reflexões sobre o ensino do esporte na escola
Por
Estéffane Mendonça Dantas
e
Antônio de Pádua dos Santos
Vivenciando o mintonette: um relato de experiência
Por
Fátima Valeska de Freitas Formiga
Ensino da dança na educação física escolar: relato de experiência com ritmos da região norte
Por
Jessika Barros Moreira
e
Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde
Reflexão sobre os jogos tradicionais: uma vivência com alunos de uma escola pública em Alagoas
Por
Arthur Douglas da Silva Gonçalves
Reflexões sobre Educação Física no Novo Ensino Médio em uma escola do interior do Amazonas: Expectativas e Realidades
Por
Raymara Fonseca dos Santos
,
Jéssica Jacinta Noronha Cavalcante
e
Patricia dos Santos Trindade
Reflexões sobre Educação Física no Novo Ensino Médio em uma escola do interior do Amazonas: Expectativas e Realidades
Por
Jessica Jacinta Noronha Cavalcante
,
Raymara Fonseca dos Santos
e
Patricia dos Santos Trindade
Além do movimento: a dança como ferramenta de expressão e inclusão na educação física
Por
Camila Lopes Queiroz
,
Rosângela Ramos Veloso Silva
,
Paulo Vitor Antunes Fonseca
e
Jéssica Adryane Souza Santana
Tematização do atletismo generificado: um relato de experiência na escola municipal aída ramalho cortez, Campo Redondo-RN
Por
Erlã Costa da Silva
e
Antônio de Pádua dos Santos
Relato de experiência: O Jogo de Baleado: Da teoria à Prática no Chão da Escola
Por
Gleidiene Fernandes Silva
e
Vinicius Rodrigues Dias
"Visão às cegas: uma jornada contra o capacitismo nas aulas da eletiva de esporte e inclusão" - experiência com alunos do 1º ano do ensino médio na e.e. José augusto ferreira.
Por
Oniliane Gomes da Silva Ferreira
e
Ubirajara de Oliveira
Aproximações entre os esportes de combate com base no teaching games for understanding em uma turma do oitavo ano dos anos finais
Por
Márcio Flávio Silva de Souza
Dificuldades e estratégias para engajamento de partes interessadas na pesquisa em ambiente escolar - um relato de experiência
Por
Carolina de Carvalho Amaral
e
Soellyn Elene Bataliotti
Um barco a navegar, um corpo a explorar: uma proposta coletiva para além da idade na educação física escolar
Por
Carolina Fernanda de Andrade
,
Amanda Cristina Faria
,
Ana Cláudia Becari
,
William Gomes
,
Wellington Eleezer Santos de Souza
,
Flávio Soares Alves
e
Yara Aparecida Couto
Abordagem metodológica de temas da saúde nas aulas de educação física com alunos do ensino médio de tempo integral da cidade de Montes Claros - MG
Por
Paulo Vitor Antunes Fonseca
,
Jeferson Kawan Gomes Rodrigues
,
Camila Lopes Queiroz
,
Jéssica Adryane Santos Santana
,
Nayra Suze Souza e Silva
e
Rosângela Ramos Veloso Silva
Os jogos eletrônicos quebrando paradigmas: apontamentos para o ensino da educação física e interdisciplinaridade
Por
Allan Smith Lima e Lima
,
Carla Raphaela Figueira da Silva
,
Ida de Fátima de Castro Amorim
,
Vinicius Cavalcanti
e
Lionela da Silva Corrêa
Educação física no ensino médio: dialogar para gerar pertencimento
Por
Thais de Vasconcelos Bispo
,
Jilvania Santana dos Santos
e
Leonea Vitoria Santiago
Na linha de impedimento: desconstruindo estereótipos de gênero e ampliando a participação feminina nas aulas práticas de educação física
Por
Liamara Freitas da Fé Marteld
,
Christiane Freitas Luna
e
Ana Paula Ferreira dos Santos Lordelo
Jogos eletrônicos: possibilidades e contribuições do conteúdo nas aulas de educação física
Por
Diana de Souza Moura
e
Ana Carrilho Romero Grunennvaldt
Possibilidades de práticas inovadoras da educação física no ensino médio
Por
Humberto Jorge de Souza Maia Filho
,
Gizelma Epifânio Barros
,
Márcio de Oliveira Santos
e
Leonéa Vitória Santiago
Entre situações-limite e possibilidades inovadoras: relato de um docente da educação física no ensino médio
Por
Eliaquim de Sousa Lima
,
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
e
Nilson Vieira Pinto
Aproximações entre os esportes de combate com base no teaching games for understanding em uma turma do oitavo ano dos anos finais.
Por
Márcio Flávio Silva de Souza
Avaliação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas educação física escolar: um estudo documental de professores-estudantes do proef
Por
Maria Simone Máximo de Menezes
,
Nélio de Melo Serrão
,
Anne Karen Cordeiro Salgado
,
Daniel Lourenço Gonçalves
e
Marcílio Souza Júnior
Conexões e aprendizados: reflexões coletivas de professores(as) mestrandos(as) do Proef
Por
Jossana Morais de Moraes
,
Carolina da Silva Novakoski
,
Denise Mengarda
,
Ariane Lara Rohde
,
Débora Vanessa dos Santos Halabura
,
Gerson Barcelos da Silva
,
Lenaide Madalena Herpich
e
Wagner Jaques Dias
Reparação afro ancestral a partir do ensino da capoeira na educação física escolar: um relato de experiência
Por
Tiago Julian da Silva Medeiros
,
Ana Beatriz Medeiros Melo
e
Maria Aparecida Dias
Estratégias de participação dos estudantes nas práticas corporais em aulas de educação física: um relato de experiência
Por
Sônia Corrêa de Andrade
,
Cristiano Ap. Constantino Pereira
e
Lilian Aparecida Ferreira
Metodologia da problematização com arco de maguerez na educação física escolar: uma proposta de estratégias didáticas
Por
Leonardo Liziero
e
Luiz Rogério Romero
Comparação da percepção dos alunos em relação ao método global funcional e ao analítico sintético para o ensino de esportes na educação física escolar
Por
Mauricio Martin Correa
,
Camila Buonani da Silva
,
Natalha Mussi Jorge da Cunha Correa
e
Ana Paula Rodrigues Rocha
Atletismo no ensino médio baseado no ensino desenvolvimental
Por
Emanoel Richardson Amorim Sousa
e
Tadeu João Ribeiro Baptista
Fútbol callejero na escola: uma nova perspectiva para a inclusão de meninas
Por
Bruna Patrícia Ramos de Souza
Ciclo Integrativo Esportivo Cultural (CIEC): uma estratégia para aumentar o engajamento dos/as estudantes nas aulas de educação física no ensino médio
Por
Antonio Fulvio Cavalcante Mota
Ensino da unidade temática esportes: desafio no contexto do currículo base do território catarinense
Por
Henrique de Souza Laureano
e
Eduard Angelo Bendrath
A interação entre alunos com e sem deficiência na educação infantil na perspectiva do professor de educação física: um modelo de intervenção na formação continuada.
Por
Alana Dolmen Lopes
e
Augusto Cesinando de Carvalho
Caderno didático dos jogos motores na educação física infantil
Por
Tchiago Brigo
Entre Situações-Limite e Inéditos Viáveis: problematizando as desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física
Por
Leandro de Carvalho da Silva
e
Osmar Moreira de Souza Júnior
Tênis na educação física escolar: uma possibilidade didática
Por
José Claudio de Sousa Wanderley Monteiro
e
Aguinaldo Cesar Surdi
Proposta de sistematização para o ensino da dança como conteúdo da educação física no ensino médio
Por
Janaina Lubiana Altoé
,
Ueberson Ribeiro Almeida
e
Erineusa Maria da Silva
Ensino desenvolvimental e educação física: planejamento e metodologia de ensino
Por
Tiago Maia Costa
e
Tadeu João Ribeiro Baptista
O que podem as práticas corporais no contexto escolar? Considerações sobre a aproximação entre escola e comunidade
Por
Jean Felipe Ramalho e Silva
,
Erineusa Maria da Silva
e
Ueberson Ribeiro Almeida
Hora de trabalho pedagógico coletivo: sob olhar dos professores de educação física
Por
Vinícius Gonçalves da Silva
Nível de Atividade Física e Estado Nutricional de Escolares do Ensino Médio: Convite a reflexão por uma escola mais ativa
Por
Livian Cristina Farah
,
Camila Buonani da Silva
e
Ana Paula Rodrigues Rocha;
O ensino do atletismo fundamentado no desenho universal para a aprendizagem: uma sequência didática
Por
Renato Vitor da Silva Tavares
e
Keyla Brandão Costa
Roundnet na educação física escolar
Por
Danilo Augusto Peres
e
Willer Soares Maffei
"Jogos Cooperativos enquanto intervenção pedagógica: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras"
Por
Alex de Freitas Pinto
Educação integral: estratégias interdisciplinares para o tempo integral com enfoque em educação física
Por
Érika Karine Almeida Nogueira
Festejar o Brasil: passaporte cultural
Por
Juliana Machado de Meira
e
Andresa de Souza Ugaya
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Orientações para análise do Estilo e Vida e do Crescimento Físico em adolescentes de 10 a 18 anos.
Por
Josiane Rosa da Silva Higo
e
Milton Vieira do Prado Junior
Podcast DESENROLA!
Por
Augusto Corrêa de Lima
e
Christiane Freitas Luna
Práticas Corporais de Aventura: Sequências didáticas para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Inventário de brinquedos, brincadeiras e jogos de rua de Santo Amaro - BA
Por
Moisés Elvismar Padilha
e
Christiane Freitas Luna
Práticas corporais de aventura ao ar livre: o plogging como ferramenta para a formação dos estudantes
Por
Magna Crystian Moreira
e
Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Ginástica na escola:possibilidades de atividades didático-pedagógicas a partir da teoria da aprendizagem significativa
Por
Marcio Kledir Regis Castro
e
Mackson Luiz Fernandes da Costa
Quem não tem cão, caça com gato: potencialidades do uso de materiais não convencionais na educação física infantil
Por
Luis Gustavo Ramos dos Santos
Aprendizagem baseada em projetos e práticas corporais de aventura na natureza: uma proposta de ensino
Por
Sayonara Araujo de Macedo
e
Mackson Luiz Fernandes da Costa
Produto educacional"ginásticas competitivas - uma possibilidade para o ensino da ginástica"
Por
Helen Maria Rodrigues da Silva
e
Daniela Bento-Soares
Habilidades para a vida na educação física escolar: o ensino dos esportes de invasão
Por
Anderson Borges Vellozo
e
Daniela Bento-Soares
Caminhos para a interdisciplinaridade na Educação Física: propostas para romper a fragmentação do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental
Por
Maurício Cordeiro Barbosa
e
Victor José Machado de Oliveira
Expressividade: inspirações a partir de experiências com linguagem corporal na educação infantil
Por
Rafaela Pereira Cintra
O ensino dos esportes de rede com implementos nas aulas de educação física: do jogo possível ao protagonismo discente
Por
Dayanna Abreu
,
Nathan Raphael Varotto
e
Yara Aparecida Couto
Esportes de Rede Divisória e as possibilidades de diferentes práticas corporais como proposta de uma Unidade Didática envolvendo Badminton,Peteca, Tênis de Mesa e Vôlei
Por
Cristina Maria dos Santos Saueia Ramos
e
Ana Carrilho Romero Grunennvaldt
Práticas corporais de aventura na educação física infantil:uma proposta para crianças de cinco anos.
Por
Ana Paula de Jesus Souza
e
José Ricardo Silva
MÃOS QUE CANTAM: acolhendo a diversidade das culturas infantis na Educação Física
Por
Tiago Ferraz Thomé
e
Daniela Bento-Soares
Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
Por
Henrique José Fumis
e
Augusto Cesinando de Carvalho
Brinquedos, brincadeiras e jogos de rua de Santo Amaro - BA nas aulas de educação física do ensino médio: transgredindo o currículo tradicional.
Por
Moisés Elvismar Padilha
e
Christiane Freitas Luna
Apresentando amizades, equilibrando relações: uma proposta socioeducativa na escola a partir de atividades circenses
Por
Tassiana Jans
e
Daniela Bento-Soares
Unidade Didática do conteúdo jogo para o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
Por
Rosa Monique Santiago Oliveira Freitas
e
Kadja Michele Ramos Tenório
Avaliação da aprendizagem do conteúdo Ginástica: aproximações com a perspectiva crítico-superadora
Por
David Leonardo de Oliveira Frutuoso
e
Kadja Michele Ramos Tenório
Educação física na educação de jovens e adultos: memória e ressignificação do corpo
Por
Samara Oliveira Brasil
e
Yara Aparecida Couto
Ginástica na escola: possibilidades pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental
Por
Julienne de Lucena Souto Marinho
Trilha de aprendizagem: danças e relações étnico-raciais
Por
Luana Torquato Siqueira
e
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Educação integral: estratégias interdisciplinares para o tempo integral com enfoque em educação física
Por
Érika Karine Almeida Nogueira
Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar
Por
Augusto Cesinando de Carvalho
e
Henrique José Fumis
O ensino das manifestações folclóricas dançantes nas aulas de educação física escolar
Por
Sueli Rodrigues Gomes
e
Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Gamificação aplicada ao currículo paulista sequência didática gamificada sobre lutas
Por
André Luiz Fernandes Ribeiro
e
Camila Buonani da Silva
Esportes de rede não convencionais nas aulas de educação física escolar
Por
Tathiane Apfelgrun Heimoski
Construção dos equipamentos para os esportes com raquetes
Por
Paulinelle de Araújo Figueirêdo
e
Mackson Luiz Fernandes da Costa
O ensino das manifestações folclóricas dançantes nas aulas de educação física escolar
Por
Sueli Rodrigues Gomes
e
Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Implicações da reforma do ensino médio para o ensino da educação física no espírito santo: possibilidades pedagógicas de resistências com as juventudes
Por
Gabriela Biancardi Braga
e
Erineusa Maria da Silva
Hipercubo: uma experiência pedagógica com o jogo na tematização da cultura corporal
Por
Joeser Álvares da Silva Júnior
e
Cléo Ferreira Gomes
Docência em educação física por professores sem formação inicial na área em escolas estaduais do interior de Goiás
Por
Aurelio Cardoso Alcantara
e
Luana Zanotto
Construção coletiva de uma corrida de rua escolar: os discentes enquanto atores e autores da ação
Por
Jocicleide de Sousa Freitas
e
Tadeu João Ribeiro Baptista
O jogo na educação física escolar: uma proposta metodológica de participação ativa dos estudantes
Por
Fernanda Silva dos Santos
e
Ubirajara de Oliveira
Esportes de rede/quadra dividida nas aulas de educação física: as possibilidades estruturais para os jogos reduzidos no ensino fundamental
Por
Bruno da Silva Pinto
e
Ana Carrilho Romero Grunennvaldt
Organização curricular: Objetos de conhecimento da Educação Física Escolar dos Anos Iniciais - (1º ao 5º anos) da rede de ensino de Senador Canedo-GO.
Por
Reinner Alves de Moraes
Os objetos de conhecimento da educação física na pcp-am: a prática pedagógica a partir de uma abordagem cultural
Por
Isabela Valente de Bessa
(Re) pensando a saúde na educação física: uma abordagem salutogênica no ensino médio
Por
Walmir Kemeson de Lima
e
Victor José Machado de Oliveira
Do futebol aos futebóis: possibilidades na Educação Física Escolar
Por
Mariama Silva Gouvêa Barreto
Brincadeiras e Jogos de outros países: possibilidades pedagógicas na Educação Física Escolar
Por
Fábio Henrique Missari
e
Paulo Roberto Brancatti
Acesso às práticas corporais de aventura em Poços de Caldas/MG: revista digital como possibilidade de produto educacional em uma perspectiva crítica
Por
Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande
e
Mateus Camargo Pereira
Novo ensino médio: vivências de uma professora de educação física da rede pública do estado de São Paulo
Por
Perla Cristina Frangioti Machado
e
Glauco Nunes Souto Ramos