Atividade:
Possui Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Avaliação Educacional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio científico (bolsista PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal), e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Educação, ambos também na UFC, além de Especialização em Relações Internacionais pela Faculdade Verbo Jurídico Educacional. É professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Desde 2021, está como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), programa que tem como área de concentração a Formação de Professores e conceito 5 na avaliação da Capes, e que foi vice-coordenador de 2019-2021. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Experiência Profissional:
Em 2018, atuou como colaborador técnico do Estudo Setorial de Avaliação Diagnóstica sobre Esporte no Projeto Ceará 2050. Em 2022 e 2023, foi pesquisador e organizador do Diagnóstico da População em Situação de Rua no contexto da pandemia da Covid 19 em Fortaleza. Atualmente lidera os seguintes projetos financiados: 1) Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza/CE-pesquisas em políticas educacionais (SME Fortaleza-FUNECE, 2021-2024); 2) Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará (FUNCAP/CAPES, 2023-2027); 3) Avaliação da formação de professores de Educação Física escolar no contexto brasileiro (CNPq, 2023-2026). Coordenou comissões de Missões ao Exterior junto a universidades no Chile, Espanha, Portugal e Uruguai. É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Adipsieduc, Portugal). No âmbito da Anped, tem atuado no Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), tanto do Nordeste como vice-coordenador regional, quanto Nacional (atuou no GT Forpred que discutiu e elaborou o relatório Conflitos no entendimento do que seja o modelo multidimensional). No âmbito da Adipsieduc, é membro da Delegação do Brasil da Associação e tem contribuído com ações de formação de pesquisadores na área junto a associados de Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal. Tem atuado como líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE/CNPq), editor-chefe da Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) e editor da Revista Educação Formação (REDUFOR). É docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis/INEP. Desde 2021, está como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), programa que tem como área de concentração a Formação de Professores e conceito 5 na avaliação da Capes, e que foi vice-coordenador de 2019-2021. Publicou mais de 100 trabalhos completos, orientou 15 discentes em dissertações de mestrado e doutorado, 71 em monografias de graduação e especialização e 12 de iniciação científica, bem como está orientando 3 de iniciação científica, 2 monografias, 4 de mestrado e 5 de doutorado. Tem realizado estudos e pesquisas sobre avaliação na formação profissional. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2045-2461
Interesse:
Avaliação Educacional