Sobre
Apresentação
A iniciativa da Divisão de Educação Física do M. E. C. em publicar a presente obra tem por objetivo dois pontos capitais.
O principal dêles é que há uma tendência de nossa especialidade se orientar no sentido dos
Desportos. Efetivamente se observa que a pesquisa do treinamento físico, com suas implicações e novos conceitos, está influenciando de modo preponderante a evolução de todos os setores da Educação Física. É do consenso dos centros mais adiantados que, no futuro, a metodologia da Educação Física terá por base os cânones do que chama hoje treinamento desportivo.
Evidentemente, a Divisão de Educação Física não poderia ficar alheia a êste aspecto técnico.
Estamos, assim, cumprindo uma de nossas missões, procurando, desde já, fixar doutrina a respeito.
Em segundo lugar, e agora fora do âmbito educacional, há uma indiscutível e insistentemente verificada necessidade de aperfeiçoamento de nossos técnicos desportivos.
Á observação do desempenho das equipes representativas nacionais em tôdas as modalidades, tem indicado uma flagrante ineficiência no que se refere à condição física. Mesmo a par da constelação de fatores influenciativos envolvidos no problema, pareceu-nos ser importante oferecer acesso às informações adequadas e atualizadas que todos nós reconhecemos serem de difícil trânsito em nosso pais.
Por outro lado, não estamos diante de uma ciência exata, cujas fórmulas possam servir a todos os casos. A chamada moderna ciência do Treinamento Desportivo se apóia, sobretudo, na flexibilidade de soluções e isto, em última análise, só é pertinente quando o responsável pelo treinamento possui formação eclética condizente. Dessa assertiva surgiram os fundamentos do desenvolvimento
integrado do temário.
Neste contexto ainda deve ser evidenciado que a doutrina obedecida na transmissão dos conhecimentos programados é a do Treinamento Total, isto é, uma visualização do treinamento sob o aspecto global de todas as implicações que envolvem o aperfeiçoamento da condição física. Por esta concepção, examina-se a problemática do treinamento sem atentar para os pormenores específicos de um determinado desporto, além de atender aos atuais conceitos da preparação desportiva científica.
Quanto à escolha dos colaboradores, a Divisão de Educação Física procurou pautar-se no critério da vivência, a par, logicamente, de um elevado nível técnico, a fim de que a teoria se proximasse ao máximo de nossas condições ambientais.
Considerando nossa diretiva à frente da Divisão de apoiar decisivamente o aperfeiçoamento técnico da Educação Física e dos Desportos, esperamos com êsse empreendimento cumprir mais uma etapa de nossos objetivos.
Tenente-Coronel Arthur Orlando da Costa Ferreira
Diretor da Divisão de Educação Física do M. E. C.
Sumário
-
Página
1 -
Página
2 -
Página
17 -
Página
25 -
Página
35 -
O Músculo e a Contração Muscular
Por Maurício Leal Rocha
Página
45 -
Cinesiologia da Ação Muscular
Por José Luiz Fraccaroli
Página
71 -
Página
113 -
Página
169 -
Regulação Cardiovascular e Respiratória Durante o Exercício
Por Maurício Leal Rocha
Página
193 -
Página
207 -
Página
217 -
Página
225 -
Página
231 -
Página
239 -
Página
285 -
Como Se Insere a Psicologia Num Programa de Treinamento Total
Por Athayde Ribeiro da Silva
Página
297 -
O Preparo do Atleta
Por Athayde Ribeiro da Silva
Página
309 -
Aspectos Patológicos do Desporto
Por Athayde Ribeiro da Silva
Página
317 -
Conceito de Alimento e Alimentação
Por Marcelo Benjamin de Viveiros
Página
331 -
Alimentação e Treinamento
Por Marcelo Benjamin de Viveiros
Página
351 -
O Controle do Treinamento
Por José Rizzo Pinto
Página
365 -
Apresentação
Por Arthur Orlando da Costa Ferreira
Página
None