Atividade:

Pesquisador no grupo F3P-EFICE - Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte

Experiência Profissional:

Professor nas Instituições de Ensino Superior UNIVATES e FACOS

Interesse:

Escola e Formação de Professores

na Biblioteca

Tese


Doutorado
O Eu do Nós: o Professor de Educação Física e a Construção do Trabalho Coletivo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
Planejamento de Ensino dos Professores de Educação Física do 2o. e 3o. Ciclos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Um Estudo do Tipo Etnográfico em Quatro Escolas Desta Rede de Ensino.
Mestrado
Análise Crítica do Posicionamento da Educação Física no Currículo do Ensino Médio Integrado de Um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Mestrado
A Saúde de Quem? Uma Etnografia Crítica Sobre a Saúde na Educação Física do Ensino Médio de Uma Escola Pública de Uruguaiana-rs
Graduação
A Atividade Escoteira e Sua Linearidade com Educação Física
Graduação
Vínculo e Pertencimento: Uma Proposta de Mediação Para Fortalecimento Destes Fatores da Aprendizagem, nas Aulas de Educação Física Especial
Mestrado
A Construção das Identidades Profissionais de Quatro Professores de Educação Fisica Iniciantes da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/rs.
Mestrado
Que Autonomia é Essa? : Uma Etnografia com Professores de Educação Física em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-rs
Mestrado
Projetos de Trabalho e Educação Física em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: a Construção Possível Que Acontece na Escola
Mestrado
Não é a Gente Que Escolhe a Vida, é a Vida Que Escolhe a Gente: Educação Física e Vulnerabilidade Social em Uma Escola de Eja da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/rs
Mestrado
O Pibid e as Aprendizagens na Formação Inicial de Professores de Educação Física : Uma Etnografia com Estudantes da Facos/rs.
Mestrado
O PIBID e as Aprendizagens na Formação Inicial de Professores de Educação Física: Uma Etnografia com Estudantes da FACOS/RS
Mestrado
Violências na Escola: Uma Etnografia em Duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí
Nenhuma publicação
Mestrado
Mudança de atuação de um professor na educação física escolar: uma autoetnografia a partir do ingresso no programa de mestrado profissional em educação física em rede nacional
Mestrado
Narrativas de Jogadores de Basquetebol Sobre a Relação Entre Esporte e Drogas: Um Estudo Etnográfico Num Bairro de Periferia de Porto Alegre
Mestrado
Além dos Quatro Nados: Mergulho Autoetnográfico na Dimensão Pedagógica do Ensino da Natação.
Mestrado
Trajetórias Profissionais, Atividade Física e Qualidade de Vida de Professores de Educação Física Aposentados de Uma Universidade Pública
Doutorado
Surdolimpíadas (deaflympics): Histórias e Memórias dos Esportes Surdos no Brasil (1993-2017)
Mestrado
A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física e as Políticas Educacionais no Ensino Médio Um Estudo na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Mestrado
A Transição do Futebol de Salão Para o Futsal: Um Percurso Histórico no Rio Grande do Sul
Mestrado
Educação Física e Gênero: saberes da Prática Docente Militante no Estágio Supervisionado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestrado
Significações Sobre o Currículo Cultural da Educação Física: Cenas de Uma Escola Municipal Paulistana
Mestrado
Ambiente e Acessibilidade Para Pessoas com Deficiência no Desenvolvimento de Atividades Esportivas em Piscinas: Um Estudo de Casos
Mestrado
O Trabalho Docente dos Professores de Educação Física Durante a Implementação do Ensino Médio Politécnico: Um Estudo em Escolas de Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Mestrado
Motivos Que Levam à Prática Regular de Atividades Físicas: Um Estudo com Praticantes de Ginástica de Academia
Mestrado
Cyberbulling no Espaço Escolar: Uma Interpretação do Fenômeno no âmbito da Educação Física
Doutorado
Tornar-se Professor: Construção da Identidade Docente de Professores de Educação Física no Início da Carreira na Rede Municipal de Porto Alegre / Rs
Mestrado
Brincadeiras Violentas: Um Estudo Etnográfico das Linguagens Corporais Agressivas

Artigos publicados no Periodico


Educação física e saúde mental: uma revisão narrativa sobre as experiências narradas por estudantes em trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física da UFRGS
Cultura negra, docência e Educação Física escolar: uma revisão integrativa no campo da Educação Física
A pedagogia do oprimido e a descolonização curricular
Apresentação
A Educação Física Escolar na educação profissional: um estudo a partir do conhecimento produzido
Autoetnografia crítica na Educação Física escolar do estudo da experiência cultural à reconstrução da prática docente
A Educação Física Escolar na educação profissional: um estudo a partir do conhecimento produzido
A Aula de Educação Física Como Fábrica de Campeões Notas Etnográficas Sobre o Rachão
Pibid e Formação Para a Educação Física Escolar: Notas de Uma Etnografia
A Didática na Educação Física Escolar Uma Análise Sobre a Produção de Conhecimento em Periódicos e Bases de Dados Nacionais
Aproximações com a Educação Libertadora de Paulo Freire: o Caso de Uma Professora de Educação Física no Chão da Escola
Educação Física Escolar Crítica e Educação Libertadora: Reposicionamento Pela Pedagogia do Oprimido no Processo de Descolonização Curricular
Protagonismo Discente nas Aulas de Educação Física: Uma Pesquisa-ação
Escola Indígena e a Educação Física Escolar: a Interculturalidade Como Possibilidade
O Nós do Eu: a Interdisciplinaridade na Relação Corpo e Alfabetização Através dos Projetos de Trabalho
A Educação Física na Educação Escolar Indígena: a Produção Acadêmico-científica na área 21 Como Perspectiva de Diálogo e (re)conhecimento Intercultural
Projetos de Trabalho e Educação Física Escolar: Um Olhar a Partir das Produções
O Esporte no Currículo da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica nos Periódicos da Capes
O Esporte no Currículo da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica nos Periódicos da Capes
Entre a Formação na Escola e a Formação Como Atleta de Futebol Profissional: Prioridades e Influências
Sobre a Monocultura Esportiva no Ensino da Educação Física na Escola
Os Conteúdos de Ensino da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão nos Periódicos Nacionais da área 21
Caminhos de Pesquisa: o Que Dizem os Documentos da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre Sobre o Trabalho Coletivo
Reflexões Sobre a Produção do Conhecimento em Educação Física e Ciências do Esporte
No Olho do Furacão: Uma Autoetnografia em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Análise da Minuta de Projeto de Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Educação Física e a Questão da Formação Para a Docência na Educação Básica
Educação Física na EJA: Desafios e Possibilidades
A Política Pública de Formação de Professores no Trabalho Docente do Professor Iniciante de Educação Física
Uma Etnografia Como Possibilidade de Compreensão das Concepções Estabelecidas Pelos Agentes Escolares Para os Episódios de Violências em Duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí/rs
As Políticas Públicas de Formação de Professores: Um Estudo de Revisão do Banco de Teses da Capes
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente de Professores de Educação Física na Escola: Estudo a Partir de Histórias de Vida
Sobre a Vida Como Ela é: os Professores de Educação Física e as Violências na Escola Pública Municipal de Porto Alegre
Trabalho Docente Coletivo na Educação Física Escolar
Leituras Para (re)pensar o Trabalho Coletivo dos Professores de Educação Física
Planejamento de Ensino na Educação Física - Uma Contribuição Ao Coletivo Docente

TAGs Relacionadas

Bacharel Capoeira Ciências do Esporte Corpo Cultura Cultura Escolar Currículo Didática Diretrizes Curriculares Documentação Educação Educação Física Educação Física Escolar Educação física escolar; Educação profissional; Ensino médio; Revisão de literatura Ensino Escola Esportes Estado Etnografia Formação Continuada Formação de Professores Futebol História Identidade Jogos Tradicionais Paulo Freire Pedagogia Planejamento Política Políticas Públicas Porto Alegre–RS Professor Revisão Sistemática Rio Grande do Sul Saúde Saúde Mental Sociologia Trabalho Docente Violência

Autores Relacionados

Leandro Oliveira Rocha Vicente Molina Neto Tiago Nunes Medeiros Elisandro Schultz Wittizorecki Samuel Nascimento de Araújo Márcio Cardoso Coelho Gabriel Gules Goularte Eduardo Batista Von Borowski Francisco Goldschmidt Filho Lucas Lopez da Cruz André Osvaldo Furtado da Silva Maiara Pelisser Caroline de Oliveira Lemos Felipe Martins Cunha Lucas Silva Skolaude Gabriel Ziel Boldori Jacqueline Zilberstein Eduardo Batista von Borowski Elaine Prodócimo Marcos Garcia Neira Anegleyce Teodoro Rodrigues Elisabete dos Santos Freire José ângelo Gariglio Larissa Michelle Lara Maria Cecília Camargo Günther Lucas Oliveira Lima Rosane Maria Kreusburg Molina Cibele Biehl Bossle Pedro Fernando Avalone Athayde Lucas Lopez da Cruz Daniel Teixeira Maldonado Wilson Alviano Junior Rita de Cássia Lindner Kaefer Camila da Rosa Medeiros Edwin Alexander Cañon Buitrago Valdilene Aline Nogueira Jonas Vasconcellos Daniel Ismael Bacellar Schaff Adriane Corrêa da Silva Bruno Freitas Meireles Luciana de Oliveira Nunes Uirá de Siqueira Farias Monique Bianchetti Marcos Minoru Otsuka Rita de Cássia Lindner Kaefer Maria Elizabeth Guimarães do Carmo Lorena do Socorro Prazeres da Silva Jessica Serafim Frasson Samuel Nascimento Araújo Jessica Serafim Frasson Lucas Skolaude Lais Lima Ferreira